Musicalidade originária e educação musical: potencializando canais de comunicação com o autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0113

Palavras-chave:

musicalidade originária, educação musical, autismo, desenvolvimento musical, comunicação social

Resumo

Este artigo propõe um diálogo transdisciplinar entre a música, a musicalidade originária, a educação musical e o autismo. Essa interlocução tecerá uma rede de ideias, fundamentadas em pesquisas e em nossa experiência pedagógica, buscando integrar nessa trama os conceitos de desenvolvimento musical e de desenvolvimento sociocomunicativo. O objetivo desse contraponto a muitas vozes é discutir as possíveis razões pelas quais a música, por meio da educação musical, pode abrir janelas únicas de comunicação com o indivíduo autista. Compreendendo a música como resultante da musicalidade originária (ou inata) do ser humano, tal qual a palavra, traremos argumentos para mostrar que a experiência musical sistematizada pela educação musical faz aflorar, atiça e provoca essa musicalidade originária, permitindo o desenvolvimento musical e a organização dos processos de comunicação social, em geral comprometidos nos autistas.

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

FONSECA, Maria Betânia Parizzi. Musicalidade originária e educação musical: potencializando canais de comunicação com o autista. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. e0113, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0113. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23642. Acesso em: 22 dez. 2024.