O arranjo dentro do arranjo: o arranjo como colagem. Três casos de Egberto Gismonti para orquestra típica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0204

Palavras-chave:

arranjo, Egberto Gismonti, música instrumental, orquestra típica, colagem musical

Resumo

Este trabalho situa-se no campo dos processos criativos com vistas a investigar aqueles envolvidos na elaboração dos arranjos de “Maracatú”, “Palhaço” e “Água e Vinho”, realizados pelo autor do artigo a partir de temas compostos por Egberto Gismonti e da discussão do seu entorno. Metodologia: a partir das análises das obras originais e da descrição dos arranjos elaborados, observa-se que algum tipo de colagem foi realizado em suas partes. Nesse sentido, há um cotejamento com esses processos e aqueles apontados em algumas obras de Heitor Villa-Lobos pelo professor de Composição aposentado da USP Willy Corrêa de Oliveira (1938). Complementando a metodologia, algumas interpretações a partir de elementos extramusicais e aspectos das musicalidades encontradas em manifestações brasileiras de acordo com os gêneros – maracatu, guarânia, canção e choro – das composições foram apontadas. Assim, como resultado, a partir de uma discussão sobre o procedimento rapsódico no arranjo de música popular, aponta-se para a possibilidade de uma concepção metalinguística do arranjo como colagem, ou o arranjo dentro do arranjo. Na conclusão, conceitua tal procedimento dentro de uma possível perspectiva do pós-modernismo em música.

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Biografia do Autor

Paulo Tiné, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2012 na área de Música Popular com especialização em Harmonia e Arranjo.

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

TINÉ, Paulo. O arranjo dentro do arranjo: o arranjo como colagem. Três casos de Egberto Gismonti para orquestra típica. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0204, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/23098. Acesso em: 23 dez. 2024.