Temáticas de prevenção de lesões musculoesqueléticas em estudantes de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530408022023e0206

Palavras-chave:

educação, estudante, música, saúde

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar categorias temáticas de prevenção de lesões musculoesqueléticas em estudantes de música que podem ser incluídas no projeto político-pedagógico da Escola de Música de Brasília. Para tanto, foram utilizados, como abordagem, procedimentos metodológicos da pesquisa documental e bibliográfica, bem como entrevista semiestruturada. Como resultados da análise de conteúdo, três categorias centrais emergiram a partir das narrativas dos professores entrevistados: sintomas musculoesqueléticos, fatores de risco de lesões musculoesqueléticas e comportamentos preventivos. Assumiu-se o posicionamento de que as lesões musculoesqueléticas estão relacionadas com a sobrecarga musculoesquelética, com as posturas inadequadas, bem como com a ausência de estratégias de práticas de prevenção. Concluiu-se que a inclusão dessas categorias temáticas no projeto político-pedagógico da Escola de Música de Brasília pode contribuir para a formação integral e para a qualidade de vida do estudante, bem como pode colaborar com futuras estratégias de ensino e aprendizagem e com práticas educativas mais eficazes.

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Biografia do Autor

André Leite de Farias, Universidade Católica de Brasília

Fisioterapeuta, Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília, Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Professor de Saúde do Músico da Escola de Música de Brasília.

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Doutora em Educação Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2023-06-24

Como Citar

FARIAS, André Leite de; FERREIRA, Valdivina Alves. Temáticas de prevenção de lesões musculoesqueléticas em estudantes de música. Orfeu, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. e0206, 2023. DOI: 10.5965/2525530408022023e0206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22553. Acesso em: 27 abr. 2024.