Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña n° 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0107

Palavras-chave:

Violoncelo, Puneña n.º 2, Alberto Ginastera

Resumo

Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da Região da Puna, encontrados na Puneña n.º 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico, foram estudados autores como Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) e Falú (2011), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da Região da Puna e das culturas pré-hispânicas, e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico, foram expostos ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificar aspectos relevantes da obra. Além disso, foi realizada uma análise detalhada de como o compositor coloca em jogo os recursos pesquisados ao compor para o violoncelo, destacando alguns aspectos idiomáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Verónica Fernández, Federal University of Rio Grande do Norte

Se formou na “Licenciatura en Música de Cámara” na Universidad Nacional de Lanús (UNLa). No ano 2013 se radica em Natal (RN), Brasil, para estudar com o Prof. Dr. Fabio Soren Presgrave. Alí, no ano 2015 finaliza os cursos de “Técnico em Instrumento – Violoncelo” e o “Mestrado em Música (PPGMUS) com especialidade em Práticas interpretativas dos séculos XX e XXI”, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No ano 2019, na Universidad Nacional de Córdoba (UNC), se formou do “Profesorado en Perfeccionamiento Instrumental en Violoncello”.

Juan Ignacio Ferreras, Federal University of Rio Grande do Norte

Graduado em Sociologia (UBA), Professor Superior de Violoncello (Conservatório Superior de Música Astor Piazzolla), e atualmente Mestre na UFRN, sob a orientação do Professor Fabio Presgrave. Seus professores incluem Stanimir Todorov e Claudio Peña. Além de seu interesse pela música contemporânea e popular, ele tem um extenso histórico em improvisação e dança contemporânea. Ele atuou em grandes palcos não apenas na Argentina, mas também no Peru, Brasil, Espanha e Alemanha.

Fabio Presgrave, Federal University of Rio Grande do Norte

Bacharel e mestre pela Juilliard School, de Nova Iorque, e doutor pela Unicamp, estudou com Joel Krosnick e Harvey Shapiro. Apresentou-se como solista de diversas orquestras brasileiras como Sinfônica Brasileira, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Minas Gerais, Porto Alegre além da Qatar Philarmonic e Filarmônica de Rosário na Argentina. Tem atuado como intérprete de peças novas para violoncelo escritas no Brasil, realizando diversas estréias e gravações. É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

AGUILAR, María del Carmen. Folklore para armar. Buenos Aires, AR: [s. n.], 2007. 140 p.

ARETZ, Isabel. Música Prehispánica de las altas culturas andinas. Buenos Aires; México: Grupo Editorial Lumen, 2003.

ARETZ, Isabel. El Folklore Musical Argentino. Buenos Aires, AR: Melos Ediciones Musicales, 2008.

CALVO PÉREZ, Julio. De acá para allá: lenguas y culturas amerindias. València: Universitat de València, Departament de Teoria dels Llenguatges, 1995.

CANAL ENCUENTRO. Tradiciones del noroeste argentino: cuando suena El erke. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1bYxr4rPeVg. Acesso em: 12 mar. 2015.

CERRÓN-PALOMINO, Rodolfo. Linguística Quechua. Cuzco: Centro de Estudios Rurales Andinos Bartolomé de las Casas, 1987.

DE ROGATIS, PASCUAL. In: SALGADO, Susana. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. London: Macmillan, 2001. v. 7, p. 228.

DUNNAGAN, Ryane. An examination of compositional style and Cello Technique in 12 HOMMAGES À Paul Sacher. Graduate) –The University of Georgia, Athens, Georgia, 2011.

ENCUENTRO en el Estudio con Peteco Carabajal – Completo. [S. l.: s. n.], 2010. Publicado pelo canal Cruza. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=T_0cJAkcQeE. Acesso em: 9 jan. 2015.

FALÚ, Juan. Cajita de Música Argentina. Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2011.

FREIJO, Ignacio. Entrevista concedida a María Verónica Fernandez via comunicação eletrônica, em 29 de dezembro de 2014.

FREIJO, Ignacio. Entrevista concedida a María Verónica Fernandez via comunicação eletrônica, em 28 de abril de 2015.

FUNDACIÓN KONEX. Disponível em: http://www.fundacionkonex.com.ar/b520-lI-Pola-Su%C3%A1rez%20Urtubey. Acesso em: 9 mar. 2015.

GINASTERA, Alberto. Notas sobre la música moderna argentina. Revista Musical Chilena, [S. l.], v. 4, n. 31, p. 21-28, 1948. Disponível em: http://www.revistamusicalchilena.uchile.cl/index.php/RMCH/article/view/11685/12051. Acesso em: 30 ago. 2014.

GINASTERA, Alberto. Puneña n.º 2: Hommage à Paul Sacher, Op. 45. London: Boosey and Hawkes, 1977. Partitura.

GINASTERA, Alberto. Pampeana n.º 2: Rhapsody for Violoncello and Piano, Op. 21. London: Boosey and Hawkes, 1994. Partitura.

GINASTERA, Alberto. Cello Concerto n.º 1 Opus 36 (Piano Reduction). London: Boosey and Hawkes, 2007. Partitura.

GINASTERA, A. Cello Concertos Nos. 1 and 2 (Kosower, Bamberg Symohony, Zagrozek). Naxos, 2011. Disponível em: http://www.naxos.com/catalogue/item.asp?item_code=8.572372. Acesso em: 11 mar. 2015.

HUAYNO. In: GRADANTE, William. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. London: Macmillan, 2001. v. 11, p. 783.

IBERKONZERT. Representación de Artistas y Producción de Conciertos. Disponível em: http://www.iberkonzert.com/biografia/88/TRIO-AYO.html. Acesso em: 3 mar. 2015.

INMIGRACIÓN en La argentina 1810-1960: cantantes, músicos y bailarines. Monografias, [s. d.]. Disponível em: http://www.monografias.com/trabajos62/inmigracion-argentinamusicos/inmigracion-argentina-musicos2.shtml. Acesso em: 3 mar. 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE MUSICOLOGÍA “CARLOS VEGA”. Biografías K-W. Disponível em: http://www.inmcv.gob.ar/?p=280. Acesso em: 3 mar. 2015.

LEZCANO, Evaldo; BIANUCCI, Paula V.; RODRÍGUEZ, Edgardo. Ginastera Nacionalista. Arte e Investigación (Facultad de Bellas Artes), Buenos Aires, año 13, n. 7, p. 116-122, dic. 2010.

LÓPEZ-CANO, Rubén; SAN CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona, España: Fondo Nacional para la Cultura y las Artes, 2014.

MAPA del Imperio Inca. Origen y expansión. Balam Maya, 17 agosto 2012. Disponível em: http://scriptoriumx.wordpress.com/2012/08/17/mapa-del-imperio-inca-origen-yexpansion/. Acesso em: 28 maio 2014.

MESSINEO, Cristina; CÚNEO, Paola. Las Lenguas indígenas de la Argentina: situación actual e investigaciones. Buenos Aires, AR: Fundación Xeito Novo de Cultura Gallega, 2008.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN: Presidencia de la Nación. Disponível em: http://www.me.gov.ar/efeme/25demayo/index.html. Acesso em: 6 mar. 2015.

PALMA, ATHOS. In: SCHECHTER, John M. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. London: Macmillan, 2001. v. 19, p. 12.

PAZ, JUAN CARLOS. In: SALGADO, Susana. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. London: Macmillan, 2001. v. 19, p. 258.

PLESCH, Melanie. De mozas donosas y gauchos matreros: música, género y nación en la obra temprana de Alberto Ginastera. Búsquedas en Artes y Diseño, n. 2, 2002.

PRESGRAVE, Fabio Soren. Aspectos da Música Brasileira atual: violoncelo. 2009. 182 f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2009.

RODRÍGUEZ, Edgardo. Alberto Ginastera y el dodecafonismo: el concierto para violín (1963). Opus, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 131-155, dez. 2010.

SCHWART-KATES, Deborah. The Correspondence of Alberto Ginastera at the Library of Congress. Notes, v. 68, n. 2, p. 284-312, Dec. 2011.

SUÁREZ URTUBEY, Pola. Alberto Ginastera. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Culturales Argentinas, 1967.

SUÁREZ URTUBEY, Pola. Alberto Ginastera: en cinco movimientos. Buenos Aires, Argentina: Editorial Víctor Lerú, 1972.

SUÁREZ URTUBEY, Pola. Alberto Ginastera, veinte años después. Buenos Aires, Argentina: Academia Nacional de Bellas Artes, 2003.

STRANGE, Patricia; STRANGE, Allen. The Contemporary Violin: extended performance techniques. London, England: University of California Press, 2001.

THE ENCYCLOPEDIA of Earth. Disponível em: http://www.eoearth.org/view/article/151004/. Acesso em: 17 ago. 2014.

VÁZQUEZ, Hernán Gabriel. Alberto Ginastera, el surgimiento del CLAEM, la producción musical de los primeros becarios y su recepción crítica en el campo musical de Buenos Aires. Revista Argentina de Musicología, n. 10, p. 137-163, 2009.

VENIARD, Juan María. Aproximación a la Música Académica Argentina. Buenos Aires, Argentina: Ediciones de la Universidad Católica Argentina, 2000.

WIEDERKER, Jacques. Le Violoncelle Contemporain. France: Editions de L`Oiseau d`Or, 1993.

WINGROVE, Susan. Alberto Ginastera (1916-1983): cello concertos. In: GINASTERA, Alberto. Cello Concertos. Bavaria, DE: Naxos, c2011. 1 CD. Nota escrita no encarte. p. 2-5.

YARAVÍ. In: SCHECHTER, John M. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. 2. ed. London: Macmillan, 2001. v. 27, p. 642.

ZAMPRONHA, Edson. Notação, representação e composição: um novo paradigma da escritura musical. São Paulo: Annablume, 2000.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

FERNÁNDEZ, María Verónica; FERRERAS, Juan Ignacio; PRESGRAVE, Fabio. Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña n° 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. e0107, 2022. DOI: 10.5965/2525530407022022e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22370. Acesso em: 22 nov. 2024.