Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña n° 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407022022e0107

Palavras-chave:

Violoncelo, Puneña n.º 2, Alberto Ginastera

Resumo

Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da Região da Puna, encontrados na Puneña n.º 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico, foram estudados autores como Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) e Falú (2011), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da Região da Puna e das culturas pré-hispânicas, e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico, foram expostos ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificar aspectos relevantes da obra. Além disso, foi realizada uma análise detalhada de como o compositor coloca em jogo os recursos pesquisados ao compor para o violoncelo, destacando alguns aspectos idiomáticos.

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Biografia do Autor

María Verónica Fernández, Federal University of Rio Grande do Norte

Se formou na “Licenciatura en Música de Cámara” na Universidad Nacional de Lanús (UNLa). No ano 2013 se radica em Natal (RN), Brasil, para estudar com o Prof. Dr. Fabio Soren Presgrave. Alí, no ano 2015 finaliza os cursos de “Técnico em Instrumento – Violoncelo” e o “Mestrado em Música (PPGMUS) com especialidade em Práticas interpretativas dos séculos XX e XXI”, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No ano 2019, na Universidad Nacional de Córdoba (UNC), se formou do “Profesorado en Perfeccionamiento Instrumental en Violoncello”.

Juan Ignacio Ferreras, Federal University of Rio Grande do Norte

Graduado em Sociologia (UBA), Professor Superior de Violoncello (Conservatório Superior de Música Astor Piazzolla), e atualmente Mestre na UFRN, sob a orientação do Professor Fabio Presgrave. Seus professores incluem Stanimir Todorov e Claudio Peña. Além de seu interesse pela música contemporânea e popular, ele tem um extenso histórico em improvisação e dança contemporânea. Ele atuou em grandes palcos não apenas na Argentina, mas também no Peru, Brasil, Espanha e Alemanha.

Fabio Presgrave, Federal University of Rio Grande do Norte

Bacharel e mestre pela Juilliard School, de Nova Iorque, e doutor pela Unicamp, estudou com Joel Krosnick e Harvey Shapiro. Apresentou-se como solista de diversas orquestras brasileiras como Sinfônica Brasileira, Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Minas Gerais, Porto Alegre além da Qatar Philarmonic e Filarmônica de Rosário na Argentina. Tem atuado como intérprete de peças novas para violoncelo escritas no Brasil, realizando diversas estréias e gravações. É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

FERNÁNDEZ, María Verónica; FERRERAS, Juan Ignacio; PRESGRAVE, Fabio. Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña n° 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. e0107, 2022. DOI: 10.5965/2525530407022022e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/22370. Acesso em: 22 dez. 2024.