A performance musical como perspectiva das propostas teórico-analíticas de Schenker e de teóricos neoschenkerianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406032021199

Palavras-chave:

Análise e performance musical, Heinrich Schenker, Neoschenkerianismo, Gráfico em multiníveis, Parâmetros musicais

Resumo

Tendo a experiência em performance como perspectiva do discurso, o artigo parte da contextualização das duas primeiras fases de Schenker com base nas publicações Die Kunst des Vortrags (“A arte da performance”), Der Tonwille (“Análise musical contextual”) e Das Meisterwerke in der Musik (“As obras-primas da Música”). Discute a sua influência teórico-analítica e a concepção de performance em estudos relacionados à subárea Análise e Performance Musical, identificando vinculações entre estrutura e expressividade em análises do próprio Schenker e de teóricos neoschenkerianos. Demonstra como a percepção da interlocução entre eventos métricos e de vozes condutoras serviu como embasamento a questões de modelagem em estudos de Charles Burkhart, Steve Larson, Carl Schachter e David Beach. Este estudo não se furta de considerar os aspectos fortemente prescritivos presentes nessas propostas, mas procura estudá-los sob perspectivas de pesquisa atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Coutinho de Barros Correia, Universidade de São Paulo

É doutora em Musicologia (Área de concentração: Teoria e Análise Musical) e mestra em Artes (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Sob a supervisão da professora Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira (USP/ECA) e do professor Dr. Jeffrey Swinkin (Universidade de Oklahoma/Norman) desenvolveu a tese intitulada “Análise e performance musical: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica”, que trata sobre o desenvolvimento do domínio de estudos da análise e performance musical, apresentando estudo baseado na interlocução entre performer e teórico schenkeriano. Tem colaborado com publicações em eventos científicos com temas relacionados à análise musical, produção acadêmica em performance musical/práticas interpretativas e estudos em análise e performance musical. Tem se dedicado à apresentação de palestras, atividade docente e atuação como pianista colaboradora. É integrante do  rupo de pesquisa TRAMA (Teoria e Análise Musical), que conta com a colaboração de pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

É livre-docente, professora doutora associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação do CMU (2017-2021) e do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical (ECA e CNPq, 2015-). É cocoordenadora do Laboratório de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-) e dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009-). Foi editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-2015), que englobam a revista OPUS (Qualis-CAPES A1), a série Pesquisa em Música no Brasil e a  coordenação científica dos congressos anuais.

Referências

BEACH, David (ed.). Aspects of Schenkerian Theory. New Haven: Yale University Press, 1983.

BEACH, David (ed.). The First Movement of Mozart’s Piano Sonata in A Minor, K. 310: Some Thoughts on Structure And Performance. Journal of Musicological Research, v.7, n. 2-3, p. 157-186, 1987. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01411898708574583. Acesso em: 31 mar. 2018.

BEACH, David (ed.). An Analysis of Schubert’s “Der Neugierige”: a Tribute to Greta Kraus. Canadian University Review, v. 1, n. 19, p. 69-80, 1998. Disponível em: https://id.erudit.org/ideru dit/1014606. Acesso em: 19 fev. 2018.

BEARD, David; GLOAG, Kenneth. Musicology: the Key Concepts. New York: Routledge, 2005.

BEETHOVEN, Ludwig. Sonata Op. 2 n. 1. Piano. New York: Dover Publications, 1975 [1795]. p.3-19. 1 partitura. Disponível em: https://imslp.org/wiki/Piano_Sonata_No.1,_Op.2_No.1_(Beethoven,_Ludwig_van). Acesso em: 8 set. 2020.

BEETHOVEN, Ludwig. Sonata Op. 57 n. 23. Piano. New York: Dover Publications, 1975 [1804-1806]. p.415-443. 1 partitura. Disponível em: https://imslp.org/wiki/Piano_Sonata_No.23%2C_Op.57_(Beethoven%2C_Ludwig_van). Acesso em: 8 set. 2020.

BERRY, Wallace. Musical Structure and Performance. New Haven: Yale University Press, 1989.

BRAHMS, Johannes. Variações e fuga sobre um tema de Händel Op. 24. Piano. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1927 [1862]. p.1-22. 1 partitura. Disponível em: https://imslp.org/wiki/Variations_and_Fugue_on_a_Theme_by_Handel,_Op.24_(Brahms,_Johannes). Acesso em: 8 set. 2020.

BURKHART, Charles. Schenker’s Theory of Levels and Musical Performance. In: BEACH, David (ed.). Aspects of Schenkerian Theory. New Haven: Yale University Press, 1983. p. 95-112.

BURKHART, Charles. Mid-bar Donwbeat in Bach’s Keyboard Music. Journal of Music Theory Pedagogy, v. 8, p. 3-26, 1994.

CADWALLADER, Allen; GAGNÉ, Clayton. Analysis of Tonal Music: a Schenkerian Approach. 3. ed. Oxford: Oxford University Press, 2011.

CHEW, Geoffrey. Articulation and Phrasing. Grove Music Online, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1093/gmo/9781561592630.article.40952. Acesso em: 8 out. 2020.

CONE, Edward. Musical Form and Performance. New York: W. W. Norton, 1968.

COOK, Nicholas. Analysing Performance and Performing Analysis. In: COOK, Nicholas; EVERIST, Mark (ed.). Rethinking Music. New York: Oxford University Press, 1999a. p. 239-261.

COOK, Nicholas. Words about Music, or Analysis versus Performance. In: COOK, Nicholas; JOHNSON, Peter; ZENDER, Hans (ed.). Theory onto Practice: Composition, Performance and the Listening Experience. Leuven: Leuven University Press, 1999b. p. 9-52.

COOK, Nicholas. The Schenker Project: Culture, Race, and Music Theory in Fin-de-Siècle Vienna. New York: Oxford University Press, 2007.

COOK, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. New York: Oxford University Press, 2013.

DUNSBY, Jonathan. Execução e Análise Musical. Opus 1, Porto Alegre, v. 1, p. 6-23, 1989. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/view/2/6. Acesso em: 22 jul. 2020.

FORTE, Allen; GILBERT, Steven E. Melodic Diminutions. In: FORTE, Allen; GILBERT, Steven E. Introduction to Schenkerian Analysis. New York: W. W. Norton, 1982. p. 8-82.

FRAGA, Orlando. Progressão linear: uma breve introdução à teoria de Schenker. Curitiba: DeArtes, UFPR, 2009.

GERLING, Cristina Capparelli; BARROS, Guilherme Sauerbronn de. Glossário de termos schenkerianos. Salvador: Tema, 2020.

HOOD, Alison. Interpreting Chopin: Analysis and Performance. New York: Routledge, 2014.

KERMAN, Joseph. Analysis, Theory, and New Music. In: KERMAN, Joseph. Contemplating Music: Challenges to Musicology. Cambridge: Harvard University Press, 1985. p. 60-112.

KERMAN, Joseph. Musicologia. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da “comunicação” poética. São Paulo: Annablume, 2007.

LARSON, Steve. On Analysis and Performance: the Contribution of Durational Reduction to the Performance of J. S. Bach’s Two-part Invention in C major. Theory Only, v. 7, n. 1, p. 31-45, 1983.

MENDELSSOHN, Felix. Canções sem Palavras Op. 19 n. 1. Piano. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1877 [1829-1845]. p. 1-3. 1 partitura. Disponível em: https://imslp.org/wiki/Lieder_ohne_Worte_(Mendelssohn%2C_Felix). Acesso em: 10 set. 2020.

MORGAN, Robert P. Becoming Heinrich Schenker: Music Theory and Ideology. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

MOZART, Wolfgang Amadeus. Sonata K. 310/300. Piano. Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1878 [1778]. 1 partitura. Disponível em: https://imslp.org/wiki/Piano_Sonata_No.8_in_A_minor,_K.310/300d_(Mozart,_Wolfgang_Amadeus). Acesso em: 4 mar. 2021.

RINK, John. The State of Play in Performance Studies. In: DAVIDSON, Jane W (ed.). The Music Practitioner: Research for the Music Performer, Teacher and Listener. Burlington: Ashgate Publishing, 2004. p. 37-51.

ROTHSTEIN, William. Heinrich Schenker as an Interpreter of Beethoven’s Piano Sonatas. 19th-Century Music, v. 8, n. 1, p. 3-28, 1984. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/ 746247. Acesso em: 15 ago. 2018.

ROTHSTEIN, William. The Americanization of Heinrich Schenker. In: SIEGEL, Hedi (ed.). Schenker Studies. New York: Cambridge University Press, 1990. p. 193-203.

SCHACHTER, Carl. 20th-Century Analysis and Mozart Performance. Early Music, v. 19, n. 4, p. 620-626, 1991. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/3127925. Acesso em: 5 fev. 2018.

SCHACHTER, Carl. Chopin’s Prelude in D Major, Op. 28, No. 5: Analysis and Performance. Journal of Music Theory Pedagogy, n. 8, p. 27-45, 1994.

SCHACHTER, Carl. Playing What the Composer Didn’t Write: Analysis and Rhythmic Aspects of Performance. In: BRUBAKER, Bruce; GOTTLIED, Jane. Pianist, Scholar, Connoisseur: Essays in Honor of Jacob Lateiner. New York: Pendragon Press, 2000. p. 47-68.

SCHACHTER, Carl. Elephants, Crocodiles, and Beethoven: Schenker’s Politics and the Pedagogy of Schenkerian Analysis. Theory and Practice, v. 26, p. 1-20, 2001. Disponível em: https: jstor.org/stable/41054326. Acesso em: 14 jan. 2018.

SCHENKER, Heinrich. Free Composition (Der freie Satz). Trad. Ernst Oster. New York: Longman, 1979 [1935].

SCHENKER, Heinrich. The Art of Performance. Editado por Heribert Esser. Trad. Irene Schreier Scott. New York: Oxford University Press, 2000.

SCHENKER, Heinrich. Der Tonwille: Pamphlets/Quartely Publication in Witness of the Immutable Laws of Music, Offered to a New Generation of Youth. Editado por William Drabkin. Trad. Ian Bent et al. New York: Oxford University Press, 2004 [1921-1923]. v. 1, n. 1-5.

SCHENKER, Heinrich. Der Tonwille: Pamphlets/Quartely Publication in Witness of the Immutable Laws of Music, Offered to a New Generation of Youth. Editado por William Drabkin. Trad. Ian Bent et al. New York: Oxford University Press, 2005 [1923-1924]. v. 2, n. 6-10.

SCHENKER, Heinrich. The Masterwork in Music. Editado por William Drabkin. Trad. Ian Bent et al. New York: Dover Publications, 2014a [1925]. V. 1.

SCHENKER, Heinrich. The Masterwork in Music. Editado por William Drabkin. Trad. Ian Bent et al. New York: Dover Publications, 2014b [1926]. V. 2.

SCHMALFELDT, Janet. In the Process of Becoming: Analytical and Philosophical Perspectives on Form in Early Nineteenth-Century Music. Oxford: Oxford University Press, 2011.

SWINKIN, Jeffrey. Performative Analysis: Reimagining Music Theory for Performance. New York: University of Rochester Press, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-14

Como Citar

CORREIA, Renata Coutinho de Barros; MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. A performance musical como perspectiva das propostas teórico-analíticas de Schenker e de teóricos neoschenkerianos. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 3, 2021. DOI: 10.5965/2525530406032021199. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20575. Acesso em: 28 mar. 2024.