A criação musical na perspectiva das pedagogias musicais abertas

Autores

  • Glauber Resende Domingues Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406022021048

Palavras-chave:

Educação Musical Latino-americana, FLADEM, Pedagogias Musicais Abertas, Criação musical

Resumo

Este artigo apresenta a criação musical nas pedagogias musicais abertas, trazendo um panorama sobre a temática. Traremos, na primeira parte, uma caracterização histórica e conceitual sobre como tais pedagogias foram sendo forjadas. Cabe, neste sentido, sinalizar o marco da criação do Foro Latinoamericano de Educación Musical (FLADEM), que foi se tornando o espaço de debate sobre tais pedagogias. A seguir dissertaremos sobre a perspectiva de criatividade/criação musical e como esta foi sendo construída, principalmente a partir das ideias de Violeta Hemsy de Gainza. Na terceira parte discorreremos sobre o tripé formação, atuação e avaliação em práticas criativas na educação musical. Por fim, apresentaremos algumas propostas criativas de autores orientados pelas pedagogias abertas a partir de três eixos: experiências musicais centradas na prática, práxis musical participativa e práxis musical integrada. Nas considerações finais comentaremos sobre o alargamento conceitual das pedagogias abertas e a emergência de novas questões para a educação musical.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

DOMINGUES, Glauber Resende. A criação musical na perspectiva das pedagogias musicais abertas. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 48–77, 2021. DOI: 10.5965/2525530406022021048. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20039. Acesso em: 22 dez. 2024.