Resenha: Desafios em educação musical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406012021e0015

Palavras-chave:

psicologia da música, música na escola, pesquisa

Resumo

O livro Desafios em educação musical foi lançado por meio de videoconferência em dezembro de 2020. É composto de sete capítulos escritos por nove pesquisadores, sendo a maioria deles proveniente de países de língua inglesa. Os textos foram traduzidos para o português. Os desafios da educação musical, a partir da apropriação de princípios do campo da psicologia da música, estão presentes na maioria dos capítulos. As principais temáticas são: formação docente em música; educação musical na infância por professores generalistas; benefícios da música na educação integral da criança; jovens músicos na geração das tecnologias móveis; improvisação, criatividade e processos sociais; prática da pesquisa em música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Mateiro, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Teresa Mateiro é Professora Associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Coordena o Grupo de Pesquisa “Educação Musical e Formação Docente” (CNPq/UDESC).  Foi professora da Escola de Música, Arte e Teatro da Örebro University (Suécia) e atuou também como professora do curso de Música-Licenciatura a distância da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília (UAB/UnB). Durante cinco anos foi professora de música em escolas de educação básica, regente de coro infantil e professora de piano e flauta doce, na cidade de Porto Alegre (RS). Foi editora da Revista NUPEART (CEART/UDESC) no período de 2011-2018. É editora da Revista Orfeu do PPGMUS e membro do Conselho Editorial das Revistas: DAPesquisa, Música em Contexto e Revista Internacional de Educación Musical (RIEM). Fez parte do corpo editorial do periódico IJME (International Journal of Music Eduction - ISME) durante o período de 2008 a 2014. É autora do livro Volver a la Escuela: Las prácticas de enseñanza en la formación del profesorado de música (Editorial Académica Española, 2013). É uma das organizadoras dos livros: O que a música faz na escola? Concepções e vivências de professores do ensino fundamental (UFRGS, 2002); Práticas de Ensinar Música (Sulina, 2006; 2008; 2009); Pedagogias em Educação Musical (InterSaberes, 2011 – finalista ao Prêmio Jabuti, 2012); Pedagogias Brasileiras em Educação Musical (InterSaberes, 2016); Escola e Artes: Propostas pedagógicas, v. 1 e 2 (UNESP, 2020); Escola e Arte: discursos, práticas e políticas educacionais (UNESP, 2020); Escola e Arte: processos de criação artística (UNESP, 2020). Além disso, organizou o Índice de Autores e Assuntos 2006-2012, das publicações da ABEM (UDESC, 2013).

Referências

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SOUZA, Jusamara. A educação musical como campo científico. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 22, n. 1, 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-26 — Atualizado em 2021-06-26

Versões

Como Citar

MATEIRO, Teresa. Resenha: Desafios em educação musical. Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/2525530406012021e0015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19888. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenhas, Ensaios e Entrevistas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.