Potencialidades do ser humano e do fazer musical criativo

reflexões a partir do deslocamento da ênfase do saber para o pensar

Autores

  • Monique Traverzim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)
  • Samuel Campos de Pontes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-4944-8514
  • Tiago Teixeira Ferreira Escola de Aprendizagem Musical, Banda de Música e Coral 24 de Setembro

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530406022021107

Palavras-chave:

Educação musical, Práticas criativas, Musicalidade comunicativa, Boris Porena, John Paynter

Resumo

Pertencente ao campo da educação musical, este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão teórica a respeito de práticas criativas e toma como fundamento a concepção de deslocamento da ênfase do “saber para o pensar”, proposta por Boris Porena. O texto está dividido em três partes. A primeira considera estudos realizados com bebês para tratar da “musicalidade comunicativa”. A segunda aborda o pensamento de Porena, de maneira a explicitar os significados da proposição “do saber para o pensar” e a relação que este pensamento tem com as propostas práticas do autor. Por fim, discute-se, sob a ótica da problemática tratada, alguns aspectos do pensamento de John Paynter. Conclui-se que essas abordagens, apesar de diversas, convergem para um ponto em comum: o deslocamento da ênfase do “saber para o pensar” por meio das práticas criativas, de modo a considerar as potencialidades musicais do ser humano e seus modos de ser e estar no mundo.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

TRAVERZIM, M.; PONTES, S. C. de .; FERREIRA, T. T. Potencialidades do ser humano e do fazer musical criativo: reflexões a partir do deslocamento da ênfase do saber para o pensar . Orfeu, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 107-129, 2021. DOI: 10.5965/2525530406022021107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/19237. Acesso em: 19 set. 2021.