Explorando a partitura com o mapa conceitual: um recurso criativo para uma aprendizagem musical significativa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406022021294Palavras-chave:
mapa conceitual, metodologias ativas, criatividade, aprendizagem significativa, pianoResumo
No ensino tradicional de piano, a partitura é uma das principais fontes de informação na construção do conhecimento musical. Contudo, muitas das ideias contidas no texto musical podem passar despercebidas pelo estudante, em função do tipo de abordagem adotada na leitura da partitura. Neste estudo teórico, propõe-se uma forma criativa de explorar o texto musical a ser estudado, empregando o mapa conceitual como um recurso didático, a partir de uma abordagem cognitiva denominada Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que a utilização do mapa conceitual: (1) enfatiza a postura ativa no aluno no processo de aprender música; (2) desenvolve a capacidade de relacionar conceitos extraídos da partitura; (3) aumenta o grau de consciência sobre os elementos contidos no texto musical; (4) estimula as práticas criativas de representação dos conceitos musicais; (5) gera vínculos positivos com o ato de ler e decodificar a partitura, formando os subsunçores. Esperamos que professores, alunos e músicos se beneficiem das amplas possibilidades de aplicação desta simples e útil ferramenta.
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