Trilhas sonoras em turmas de 1º ano do ensino fundamental: ensino-aprendizagem de música com multimídias
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530406022021267Palavras-chave:
Trilha sonora , Ensino- aprendizagem de música, Linguagem multimidiáticaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa-ação em quatro turmas de aulas de música do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola no Rio de Janeiro. Tem por objetivo investigar condições teóricas e práticas para o uso de trilhas sonoras e atividades decorrentes de sua interpre- tação como um caminho complementar de ensino. A linguagem multimidiática, unindo o audiovisual a elementos está- ticos, como imagens, textos e partituras, foi utilizada como principal ferramenta pedagógica. A partir dela, foram reali- zadas criações musicais com narrativas, com sons e com imagens que demons- tram a compreensão dos estudantes acerca das relações entre expressão, comunicação, arte e diversas culturas. Como resultado, verificou-se o desen- volvimento da técnica do instrumento flauta doce, das habilidades de leitura e de escrita musical não tradicional e tra- dicional e da expressividade artística.
Downloads
Referências
ANY Gabrielly - Saber Quem Sou (De “Moana”). [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal DisneyMusicBRVEVO. Disponível em: https://www.youtube. com/watch?v=mUVUmG9vOFw. Acesso em: 30 ago. 2020.
BOLINHAS de queijo. [S. l.: s. n.], 2011. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal FC CASTRO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRod861ZnpI. Acesso em: 30 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.
DORY falando baleiês – Procurando Nemo. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal Fragmentos. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=UjWFVm1loPQ. Acesso em: 4 jun. 2021.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 5-41, dez. 2002.
GRU vs Vector Security systems - Despicable Me. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Our Minions. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=e6h6XDdmZmc. Acesso em: 30 ago. 2020.
KUNG Fu Panda Training Scene – HD. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Watch2NO. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=yCk9VAxEpD0. Acesso em: 30 ago. 2020.
MAESTRO Leopoldo Pernalonga. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Anesio Rodrigues. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=hE1zNUQktFU. Acesso em: 30 ago. 2020.
O REI Leão - Se Preparem. [S. l.: s. n.], 2006. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Lion king forever BR. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uahl00duAUo. Acesso em: 30 ago. 2020.
ROMÁN, Alejandro. El Lenguaje Musivisual, semiótica y estética de la música cinematográfica. Madrid: Visión Libros, 2008.
ROWAN Atkinson Live - Star of Mr.Bean - Funny invisible drum. [S. l.: s. n., s. d.]. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Rowan Atkinson Live. Disponível em: https:// www.youtube.com/watch?v=A_kloG2Z7tU&t=74s. Acesso em: 30 ago. 2020.
SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. 2. ed. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 2011.
Guilherme Giglio Barbosa Alves ORFEU, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 292 - 293, set. 2021.
Trilhas sonoras em turmas de 1o ano do ensino fundamental: ensino-aprendizagem de música com multimídias
SONIC The Hedgehog Speed Run 13:03 any% SS (Non-TAS). [S. l.: s. n., s. d.]. 1 vídeo (21 min). Publicado pelo canal TeeNTee314. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=9kOAdhUlkt0&t=1163s. Acesso em: 30 ago. 2020.
SPONGEBOB’s speech (ecstasy of gold). [S. l.: s. n.], 2015. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal HP Films. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=E5TLWoquiCE. Acesso em: 30 ago. 2020.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.
TARYN Szpilman - Livre Estou (De “Frozen: Uma Aventura Congelante”/
Com letra). [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal DisneyMusicBRVEVO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3TkIR4U4seA. Acesso em: 30 ago. 2020.
TOY Story 3 | Lotso Betrays Woody And The Gang HD. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Best of Movies & TV. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=N7uNGUJa7ak. Acesso em: 30 ago. 2020.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
TYGEL, David. A música no espírito do filme: música e narrativa no cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Guilherme Giglio Barbosa Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.