A importância da música sacra no reinado de Leopoldo I (1658-1705)

Autores

  • Caio Amadatsu Griman UNESP -IA
  • Dorotéa Kerr UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0014

Palavras-chave:

Música sacra, Contrarreforma, Leopoldo I, Viena, Áustria

Resumo

Quando Leopoldo I foi coroado imperador do Sacro Império Romano-Germânico, em 1658, a maior parte da Europa ainda estava em processo de recuperação econômica decorrente da chamada “crise geral do século XVII”. Dentro deste contexto, coube a Leopoldo e aos demais membros da Casa de Habsburgo a tarefa de reorganização e de
solidificação do absolutismo na Áustria. Para tal fim, o imperador encontrou na música sacra uma ferramenta eficaz de convencimento, propaganda e exibição do poder imperial. Neste trabalho procuramos demonstrar o papel produções musicais ligadas às atividades da Contrarreforma no reinado de Leopoldo I. Inicialmente, discorremos acerca da criação religiosa de Leopoldo, assim como sobre seu interesse particular pela música e pela composição. E, em seguida, examinamos a influência da imperatriz viúva Leonor de Gonzaga-Nevers (madrasta de Leopoldo I) para o desenvolvimento da música austríaca, principalmente em relação à sua participação no estabelecimento do sepulcro em Viena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENNETT, Lawrence. The Italian Cantata in Vienna: Entertainment in the Age of Absolutism. Indiana: Indiana University Press, 2013.

BIRELEY, Robert. The Counter-Reformation prince: anti-Machiavellianism or Catholic statecraft in early modern Europe. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 1990.

CORETH, Anna. Pietas Austriaca. Indiana: Purdue University Press, 2004.

DEISINGER, Marko. Eleonora II und die Gründung ihrer Hofkapelle; Ein Beitrag zur Geschichte des kulturellen Lebens am Wiener Kaiserhof. Frühneuzeit-Info, v. 18, p. 45-, 2007.

DEISINGER, Marko. The Music Chapel of Empress Eleonora II. Source-related Difficulties in Researching the History of an Italian-dominated Institution in Vienna (1657-1686). Athens Journal of Humanities & Arts, v. 3, Issue 3, p. 171-180, 2016.

FELLERER, Karl Gustav. The history of catholic church music. Trad. F. A. Brunner. Minesota: Helicon Press, 1961.

FIEDLER, Joseph von (ed.). Die Relationen der Botschafter Venedigs über Deutschland und Österreich im siebzehnten Jahrhundert/2: K. Leopold I. Viena: Kaiserlich-Königliche Hof- und Staatsdruckeri, 1867.

HILL, John Walter. Baroque music: music in Western Europe, 1580-1750 (The Norton Introduction to Music History). New York: W. W. Norton & Company, 2005.

HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Campinas: Ed. Unicamp, 2010.

HUFTON, Olwen. Every tub on its own bottom: funding a Jesuit College in early modern Europe. In: O’MALLEY, J.; BAYLEY, G.; HARRIS, S.; KENNEDY, T. (org.). The Jesuits II: Cultures, Sciences, and the Arts, 1540-1773. Toronto: University of Toronto Press, 2006. p. 5-23.

INGRAO, Charles W. The Habsburg Monarchy, 1618–1815 (New Approaches to European History). Cambridge: Cambridge University Press, 2005. Edição Kindle.

KENDRICK, L. Robert. Fruits of the cross: Passiontide music theater in Habsburg Vienna. California: University of California Press, 2019.

POTTER, Pamela M. A mais alemã das artes: musicologia e sociedade da República de Weimar ao fim da era nazista. Trad. R. Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2015.

SCHNITZER-BECKER, Rotraut. Dizionario Biografico degli Italiani. Roma: Treccani, 1993. v. 42. Disponível em: https://www.treccani.it/enciclopedia/eleonora-gonzaga-nevers-imperatrice_(Dizionario-Biografico). Acesso em: 20 jan. 2020.

SOMERSET, H. V. F. The Habsburg Emperors as Musicians. Music & Letters, Oxford University Press, v. 30, n. 3, p. 204-215, 1949.

WEAVER, Andrew. Music in the Service of Counter-Reformation Politics: The Immaculate Conception at the Habsburg Court of Ferdinand III (1637-13657). Music & Letters, v. 87, n. 3, p. 361-378, 2006.

WEAVER, Andrew. Sacred Music as Public Image for Holy Roman Emperor Ferdinand III Andrew H. Weaver Representing the Counter-Reformation Monarch at the End of the Thirty Years’ War. New York: Routledge, 2012.

WHITE, Harry. Johann Joseph Fux and the Musical Discourse of Servitude. In: ERHARDT, T. (org.). Sakralmusik im Habsburgerreich 1570-1770. Viena: Österreichische Akademie der Wissenschaften, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

AMADATSU GRIMAN, Caio; KERR, Dorotéa. A importância da música sacra no reinado de Leopoldo I (1658-1705). Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/18808. Acesso em: 26 dez. 2024.