ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO SEMÂNTICA DO THINKING STYLES INVENTORY – REVISED II (TSI-R2) PARA AS LICENCIATURAS EM MÚSICA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405022020e0013

Palavras-chave:

psicometria, cognição musical, avaliação musical, evidências de validade

Resumo

Nesta pesquisa, adaptamos e buscamos validação semântica do Inventário de Estilos de Pensamento-Revisado 2 (STERNBERG; WAGNER; ZHANG, 2007) – o TSI-R2 –, a fim de medir diferentes estágios e meios que são utilizados para solucionar problemas, executar tarefas ou projetos e tomar decisões, tendo como objetivos específicos: a) adaptar o instrumento para a área de Música; b) avaliar o instrumento adaptado por juízes das áreas envolvidas; e c) investigar a compreensão pelo público-alvo. Metodologicamente, são os procedimentos necessários segundo as normas da International Test Commission (2010), a saber: a concordância pelos juízes das áreas de Linguística, Música e Cognição musical, e a confiança com evidência robusta do entendimento pelo público-alvo. Os resultados de validação semântica mostram que o TSI-R2 pode ser utilizado com licenciandos em Música, pois tem seu construto preservado a despeito da eliminação de alguns itens durante a pesquisa.

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Biografia do Autor

Sérgio Inácio Torres, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutorando em Música pela UNESP, Mestre em Música, Bacharel em Música. Pianista e professor.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

TORRES, Sérgio Inácio; BORTZ, Graziela; OLIVEIRA, Katya Luciane de. ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO SEMÂNTICA DO THINKING STYLES INVENTORY – REVISED II (TSI-R2) PARA AS LICENCIATURAS EM MÚSICA NO BRASIL. Orfeu, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2020. DOI: 10.5965/2525530405022020e0013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/18718. Acesso em: 26 dez. 2024.