Lindembergue e o Navio - pelos mares da musicopedagogia

Autores

  • Helena de Souza Nunes UFBA
  • Leonardo de Assis Nunes
  • Jaqueline Câmara Leite UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530405032020412

Resumo

No campo de estudo do repertório infantil, sob um olhar histórico e teórico musical, o objetivo deste artigo é lançar luz sobre o universo brasileiro, com vistas a enunciar fundamentos pertinentes ao que sejam obras para, por e com crianças. A pesquisa é qualitativa, aplicada e exploratória, e seu procedimento predominante é estudo de caso, incluindo revisão bibliográfica, análise documental textual e análise musical. A peça O Navio Pirata (CARDOSO, 1981), contextualizada e analisada por meio da Ficha de Análise CDG (NUNES, 2012) é, aqui, considerada a mais representativa do assunto investigado, dentre as publicadas na coleção Música Brasileira para Coro Infantil, da Funarte (BRASIL, 1979). Os resultados evidenciaram nela componentes teórico-musicais abertos e indicações expressivas de caráter performático, subjacentes, inspiradoras, transgressoras e passíveis de ampliações por parte dos intérpretes. Conclui-se que peças musicais infantis precisam prever e acolher coautorias caleidoscópicas, por parte das crianças, em suas partituras.

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

Nunes, H. de S., Nunes, L. de A., & Leite, J. C. (2020). Lindembergue e o Navio - pelos mares da musicopedagogia. Orfeu, 5(3). https://doi.org/10.5965/2525530405032020412