PERSPECTIVAS CULTURAIS EM MÚSICA CONTEMPORÂNEA: O CASO DO MOVIMENTO DE COMPOSIÇÃO NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530405012020366Palavras-chave:
Composição e Cultura, Composicionalidade, Movimento de Composição da Bahia, Composição e Decolonização, Distância ressignificadoraResumo
O foco de interesse deste artigo é o movimento de composição da Bahia, na medida em que permite refletir sobre o entrelaçamento de composição e perspectivas culturais, não como domínios autônomos e isolados, mas como algo inerente ao próprio compor. Trataremos de identificar e refletir sobre estratégias composicionais para representar uma distância entre polos culturais distintos, mostrando assim como elas organizam a forma e o tecido musical, ou seja, a produção de sentido. Começaremos pelo caso exemplar da obra Uma possível resposta op. 169 (1988), do compositor brasileiro (nascido na Suíça) Ernst Widmer (1927-1990), e seguiremos com a identificação de estratégias similares em outras obras, mostrando como a ideia do estabelecimento de uma distância ressignificadora (tanto narrativa como estrutural), que funciona como matriz de sentidos, responde ao nosso interesse pela conexão entre composição e cultura, dialoga com o conceito de composicionalidade, permitindo ainda uma discussão sobre estratégias de decolonização na música de concerto produzida na Bahia em décadas recentes.
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