A "Havana" de Camila Cabello: um estudo da canção, videoclipe e representações latino-americanas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530404022019143Palavras-chave:
Camila Cabello, Canção, Representações, História do Tempo PresenteResumo
O artigo discute, a partir de referenciais sobre o estudo da canção na História e da História do Tempo Presente, a música Havana (ft. Young Thug) da cantora Camila Cabello, lançada em 2017. Através da articulação entre canção e videoclipe, pretende-se discutir abordar a música enquanto um processo fluido e relacional em determinados contextos (GONZALEZ, 2016), assim como articuladora de representações em torno da questão latina nos Estados Unidos, a partir das relações com as temporalidades. Como pressuposto teórico-metodológico, parte-se da perspectiva da análise de narrativas para compreender os processos de elaboração de histórias, intrigas e representações por meio de construções simbólicas e da ordenação de temporalidades na canção e em seu clipe. O estudo realizado possibilitou perceber algumas características que envolvem fenômenos da história da música pop contribuindo para a discussão a respeito da música na indústria cultural contemporânea.
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