CHAMADA DE TRABALHOS - Dossiê Perspectivas da Pesquisa (Auto)Biográfica em Educação Musical

2021-05-13

As relações entre Educação Musical e Pesquisas (Auto)biográficas podem ser abordadas por diferentes perspectivas, como a educacional, filosófica, antropológica e sociológica.   Incluem-se todas as grafias nas narrativas (auto)biográficas e narrativas de si: biografias, autobiografias, fotobiografias, videografias, cinegrafias, webgrafias. Para tanto, serão consideradas as histórias de vida ou fragmentos delas (orais, escritas ou de sinais, expressões mediáticas e digitais), a autobiografização, biografização e heterobiografização, a biográfica músico-educativa, (auto)biografia musical e musicobiografização. Serão bem-vindos trabalhos que reflitam sobre processos identitários e formativos de licenciandos, músicos e educadores musicais que atuam em tempos e espaços diversos, música e religiosidade, relações étnico-raciais em perspectiva antirracista, práticas emancipatórias, assim como memórias musicais de jovens, adultos e idosos, trilhas sonoras no processo de rememorar e outras lembranças musicais. Consideram-se, ainda, essenciais as reflexões sobre a valorização de subjetividades analisadas por meio de conceitos objetivos, as interfaces entre narrativas verbais e sonoras (musicais) e as narrativas autobiográficas com crianças na pesquisa qualitativa em educação musical.

Incentiva-se também a submissão de traduções de textos-chave nesta temática, desde que sejam providenciadas as devidas autorizações de publicação.

Os trabalhos devem ter entre 6.000 e 12.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências. Podem ser escritos em inglês, espanhol ou em português. As diretrizes para autores estão disponíveis no seguinte link:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/about/submissions#authorGuidelines

Pesquisadoras e pesquisadores não devem citar seus próprios nomes nos documentos enviados. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad hoc e a versão final do documento deverá seguir as orientações e comentários sugeridos no processo de revisão.

Data final para submissão de trabalhos ao Dossiê: 28/02/2022