O recital didático na perspectiva do aluno um recorte de pesquisa sobre a opinião de alunos de 6º e 7º ano
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092516162016099Palavras-chave:
recital didático , percepção do alunoResumo
Este texto apresenta reflexões acerca dos dados obtidos nas respostas de estudantes do ensino fundamental a um questionário sobre suas impressões ao assistirem a um recital didático de música do projeto Música Didática no Cinema durante o segundo semestre de 2014. Primeiramente este tipo de recital é situado na história brasileira, depois é apresentado um modelo com outra perspectiva e o recital assistido pelos estudantes. Da análise das respostas do questionário conclui-se que a descontinuidade e falta de parceria dos envolvidos comprometem os objetivos formativos do evento; outro modelo é sugerido como proposta para tal atividade.
Downloads
Referências
BABBIE, E. Métodos de pesquisas. Survey. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1999. Trad. Guilherme Cezarino.
FRANÇA C. C; SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na edu- cação musical:teoria, pesquisa e pratica. EM PAUTA - v. 13 - n. 21 - dezembro 2002.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MENON, F. Jeunesses Musicales e sua representação civil no Paraná: Juventude Musical Brasileira 8a Região PR/SC - Setor do Paraná (1953-1963). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. 2008.
MATEIRO, T. Alternativas pedagógicas na formação do professorado de música. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profis- sional à Docência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. UFTR. 2014.
SACRISTÁN, J.; GÓMEZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. 4a ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa.
SLOBODA, J. A. A mente musical: psicologia cognitiva da musica. Londrina: EDUEL, 2008. Trad. de Beatriz Ilari; Rodolfo Ilari.
ZABALA, A.V. La práctica educativa. Cómo enseñar. Barcelona: Ed. Graó, 2000.
REGO, Jeasir. O discurso dos músicos sobre os recitais no projeto Música Didática no Cinema/Palácio. Dissertação (Mestrado). Universidade do Estado de Santa Ca- tarina, UDESC, 2016.
THOMS, H. Nurturing interest in young concertgoers. Music Educators Journal, N.94, Vol. 80 Issue 6, p.44-46.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.