RELAÇÕES ENTRE CONTATO IMPROVISAÇÃO E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA

Autores

  • MAYANA MARENGO MACHADO Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092516162016067

Palavras-chave:

contato improvisação , educação somática, ensino-aprendizage , body-mind-centering

Resumo

Este artigo propõe um breve estudo do momento inicial da prática do Contato Improvisação (conhecido amplamente como CI), no qual era muito presente a investigação das leis físicas do movimento e como estas leis podiam potencializar a criação em dança. Relaciona esses aspectos com algumas abordagens da Educação Somática e aponta a importância da junção de princípios somáticos e físicos para melhor proveito da potência artística dos corpos na dança e na atuação teatral.

 

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Biografia do Autor

MAYANA MARENGO MACHADO, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Teatro pelo PPGT/UDESC com pesquisa em dança e práticas somáticas. Professora de improvisação e composição em dança.

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Publicado

2017-09-16

Como Citar

MACHADO, MAYANA MARENGO. RELAÇÕES ENTRE CONTATO IMPROVISAÇÃO E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 67–79, 2017. DOI: 10.5965/2358092516162016067. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/8677. Acesso em: 12 nov. 2024.