Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas

Autores

  • Claudia Eboli Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092514142015074

Palavras-chave:

habilidades musicais , interaçãosocial , comunicação , TEA

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto de extensão “Desenvolvimento de Habilidades Musicais em Crianças Autistas”, parte da pesquisa de Doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Participam do projeto 20 crianças com transtornos do espectro do autismo (TEA) na faixa de 6 a 14 anos, três estagiários das áreas de musicoterapia, psicologia e educação musical além da pesquisadora. Os atendimentos são gratuitos e acontecem uma vez por semana. Com o projeto pretende-se identificar as habilidades musicais desses indivíduos, tomando esta identificação como ação fundamental para a elaboração de estratégias que contribuirão com o seu desenvolvimento musical global. Para a identificação das habilidades musicais dos sujeitos da pesquisa, e posterior avaliação do desenvolvimento dessas habilidades, foi criado um instrumento cujos critérios dizem respeito ao comportamento musical dos indivíduos. Além dos objetivos direcionados ao desenvolvimento musical dos sujeitos, o projeto se propõe, também, a alcançar objetivos relativos à melhora da interação social e da comunicação dos mesmos.

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Publicado

2015-12-16

Como Citar

SANTOS, Claudia Eboli. Desenvolvimento de habilidades musicais em crianças autistas. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 74–90, 2015. DOI: 10.5965/2358092514142015074. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/6329. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê