Caminhos de um programa de iniciação à docência em Artes Cênicas no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092512122014022Palavras-chave:
arte teatral , formação , PIBIDResumo
Neste trabalho relato algumas das minhas experiências advindas do subprojeto “Formação Humanística” do Programa Institucio- nal de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UFGD) do curso de Licenciatura em Artes Cênicas, no período de 2011 a 2013, relacionando-a com minha vida discente na rede pública e parti- cular no estado do Mato Grosso do Sul. O subprojeto das Artes Cênicas, financiado pela CAPES, tem por objetivo fomentar uma prática docente na área teatral como incentivo à formação do curso de licenciatura acima citado. O projeto não somente cumpriu sua função em minha formação como artista-docente e de muitos ou- tros artistas-educadores participantes, como promoveu a prática e fruição teatral, vertente da arte que, até então, era distanciada de muitos educandos das escolas parceiras do programa.
Downloads
Referências
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BARBOSA, A. M. Inquietações e mudança no ensino das artes. São Paulo: Cortez, 2002.
BARROS, E.; CAMARGO, R.; ROSA, M; BARROS, E. Vygotsky e o
teatro: descoberta, relações e revelações. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 2, p. 229-240, 2011.
DUTRA, Dilma D. Teatro/Educação: O teatro na escola. 3. ed. [Florianópolis]: [s.n.], 1982.
FERNANDES, Matheus V. S. Teatro na escola: desenvolturas e tessituras de um programa de iniciação à docência na área das Artes. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Dourados. Anais... Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dourados: UFGD, 2012.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores recurso eletrônico. Artmed. Porto Alegre: 2010.
MARTINS, Miriam Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M.Terezinha Telles. Didática do ensino da arte. São Paulo: FTD, 1998.
REVERBEL, Olga G. Jogos teatrais na escola: atividades globais e de expressão. São Paulo: Editora Scipione, 2010.
REVERBEL, Olga G. Teatro: atividades na escola. 3 ed. Porto Alegre: Editora Kuarup, 2005.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. São Paulo: Ática, 2009.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.