Caminhos de um programa de iniciação à docência em Artes Cênicas no Mato Grosso do Sul

Autores

  • Matheus Vinícius de Souza Fernandes Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092512122014022

Palavras-chave:

arte teatral , formação , PIBID

Resumo

Neste trabalho relato algumas das minhas experiências advindas do subprojeto “Formação Humanística” do Programa Institucio- nal de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UFGD) do curso de Licenciatura em Artes Cênicas, no período de 2011 a 2013, relacionando-a com minha vida discente na rede pública e parti- cular no estado do Mato Grosso do Sul. O subprojeto das Artes Cênicas, financiado pela CAPES, tem por objetivo fomentar uma prática docente na área teatral como incentivo à formação do curso de licenciatura acima citado. O projeto não somente cumpriu sua função em minha formação como artista-docente e de muitos ou- tros artistas-educadores participantes, como promoveu a prática e fruição teatral, vertente da arte que, até então, era distanciada de muitos educandos das escolas parceiras do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Vinícius de Souza Fernandes, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Licenciado em Artes Cênicas pela UFGD com período sanduíche na Universidad de Guanajuato, curso de Artes Escénicas Especialista em Arte e Educação pela ISFACES e Mestrando em Teatro pela UDESC. Artista/Educador em diversos projetos como o Central Única das Favelas (CUFA), ministrante de oficinas para professores da rede pública no SESC/MS e também professor da rede pública estadual de SC no ano de 2013.

Referências

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BARBOSA, A. M. Inquietações e mudança no ensino das artes. São Paulo: Cortez, 2002.

BARROS, E.; CAMARGO, R.; ROSA, M; BARROS, E. Vygotsky e o

teatro: descoberta, relações e revelações. Psicologia em Estudo, v. 16, n. 2, p. 229-240, 2011.

DUTRA, Dilma D. Teatro/Educação: O teatro na escola. 3. ed. [Florianópolis]: [s.n.], 1982.

FERNANDES, Matheus V. S. Teatro na escola: desenvolturas e tessituras de um programa de iniciação à docência na área das Artes. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Dourados. Anais... Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Dourados: UFGD, 2012.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores recurso eletrônico. Artmed. Porto Alegre: 2010.

MARTINS, Miriam Celeste Ferreira Dias; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M.Terezinha Telles. Didática do ensino da arte. São Paulo: FTD, 1998.

REVERBEL, Olga G. Jogos teatrais na escola: atividades globais e de expressão. São Paulo: Editora Scipione, 2010.

REVERBEL, Olga G. Teatro: atividades na escola. 3 ed. Porto Alegre: Editora Kuarup, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. São Paulo: Ática, 2009.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2014-12-07

Como Citar

DE SOUZA FERNANDES, Matheus Vinícius. Caminhos de um programa de iniciação à docência em Artes Cênicas no Mato Grosso do Sul. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 22–39, 2014. DOI: 10.5965/2358092512122014022. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/4644. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos