Como nos tornamos professores: uma reflexão sobre a prática de estágio curricular supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092511112013066Palavras-chave:
professor reflexivo , estágios supervisionados , técnincas de ensinoResumo
Este artigo apresenta o processo de estágio curricular supervisionado desenvolvido em duas turmas de ensino fundamental da Escola Antônio Paschoal Apóstolo, no município de Florianópolis (SC). Nesta Escola, a disciplina de Educação Musical é ministrada para alunos do 1º ao 5º ano. O estágio supervisionado envolveu dois professores em formação que assumiram efetivamente as turmas de segundo e quarto anos, do período vespertino. Com 30 alunos, em média, em cada uma, os professores assumiram a regência de uma das turmas e na outra exerceram a função de auxiliar do colega. Foram ministrados conteúdos já estabelecidos no planejamento anual do Professor Supervisor, que auxiliou em todas as atividades desenvolvidas durante as 32 semanas de atividades na escola. Ao longo deste texto será descrito como foi o processo de se tornar professor em contexto escolar, atividade nunca antes desenvolvida pelos dois estagiários. Como apoio teórico para o desenvolvimento deste artigo, buscou-se referências em Schön (1992; 2000), França e Swanwick (2002); e Veiga (2000).
Downloads
Referências
ARAUJO, José Carlos Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos A. Técnicas de ensino por que não? 11 ed., Campinas: Papirus Editora, 2000.
FRANÇA, Cecília, SWANWICK, Keith.Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. In: Em Pauta, v. 13, n. 21, dez. 2002.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 12 nov. 2013.
VEIGA, Ilma Passos A. Nos laboratório e oficinas escolares: a demonstração didática. In: VEIGA, Ilma Passos A. Técnicas de ensino por que não? 11 ed., Campinas: Papirus Editora, 2000.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (coord). Os professores e a sua formação. Dom Quixote, Lisboa, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.