Apreciação Musical e Envolvimento: Um Estudo Sob a Perspectiva da Teoria do Fluxo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092510102012008Resumo
Este artigo traz como tema a motivação no contexto de aulas de música na educação básica a partir da utilização de atividades de apreciação ativa. O objetivo geral é analisar o envolvimento de crianças em atividades de apreciação musical com base na Teoria do Fluxo (Flow Theory) de Csikszentmihalyi. Para este fim, foi realizada uma pesquisa quase experimental, envolvendo 12 crianças de 8 e 9 anos de idade, pertencentes ao 3o ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de ensino básico da cidade de Curitiba/PR. As categorias de análise utilizadas foram baseadas nos estudos de Csikszentmihalyi e em estudos anteriores sobre experiência de fluxo e prática musical: desafios X habilidades, objetivos claros, concentração, controle da situação e prazer/envolvimento. Como resultado foi possível verificar que as atividades de apreciação musical ativa, realizadas pelas crianças, propiciaram um equilíbrio satisfatório entre desafios e habilidades; geraram um alto nível de concentração além de favorecer a percepção de objetivos claros; desencadearam um sentimento de “controle da situação” por parte das crianças, gerando altos índices de prazer e envolvimento e caracterizando, assim, a possibilidade das crianças vivenciarem o fluxo.
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