Cultura Visual: Rumo à Compreensão de Outros Universos no Ensino de Artes

Autores

  • Thais Paulina Gralik

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092508082010028

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre fatores e pensamentos que vêm provocando mudanças e novas tendências no ensino das Artes Visuais. A Arte como expressão, percebida e valorizada apenas como meio para o desenvolvimento pessoal e da criatividade, largamente difundida na modernidade, cede lugar a um fazer artístico consciente e elaborado, associado à compreensão crítica de imagens da Cultura Visual devidamente contextualizadas. Os modelos das culturas únicas da arte erudita estão sendo questionados como objeto de estudos. Por necessidade de associar o ensino de Artes aos problemas da atualidade, estes fundamentos vêm sendo substituídos em função de uma educação intercultural, crítica e democrática. Muda-se a ênfase na cultura de sentido único e singular para a multidirecional, que leva aos estudos críticos sobrea Cultura Visual.

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

Gralik, T. P. (2013). Cultura Visual: Rumo à Compreensão de Outros Universos no Ensino de Artes. Revista NUPEART, 8(8), 28-43. https://doi.org/10.5965/2358092508082010028

Edição

Seção

Artigos