PALESTRA: Proposta curricular de música para o município de Florianópolis

Autores

  • Sérgio L. F. Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092505052007137

Resumo

Não disponível

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIELLO, R. & SLOBODA, J.A. (1994). Musical Perceptions. New York: Oxford University Press.

ALVES, G. L. (1999). A elaboração de currículos para as escolas de educação infantil, de ensino fundamental e de educação de jovens e adultos: premissas. Florianópolis: Secretaria de Educação (mimeo).

ARROYO, M. (1990). Educação musical: Um processo de aculturação ou enculturação?. Em Pauta, 1. Porto Alegre: UFRGS.

BAMBERGER, J. (1991). The mind behind the musical ear. Cambridge: Harvard University Press.

BEYER, E. (1995). Os múltiplos desenvolvimentos cognitivo-musicais e sua influência sobre a educação musical. Revista da ABEM, 2. Associação Brasileira de Educação Musical.

Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares nacionais (1ª a 4ª séries). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares nacionais: Arte (5ª a 8ª séries). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

Brasil. (1998). Referencial curricular nacional para a educação infantil. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

BUTLER, D. (1992). The musician’s guide to perception and cognition. New York: Schirmer Books.

CHOKSY, L. (1981). The Kodaly context: Creating and environment for musical learning. New Jersey: Prentice-Hall.

CHOKSY, L. (1988). The Kodaly method: Comprehensive music education from infant to adult (2nd ed.). New Jersey: Prentice-Hall.

COLWELL, R. (1992). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books.

DALCROZE, E. J. (1980). Rhythm, Music and Education, (4ª ed.). London: Hazell Watson e Viney.

DAVIES, S. (1994). Musical meaning and expression. New York: Cornell University Press.

DEUTSCH, D. (1982). The Psychology of Music. San Diego: Academic Press.

Dourado, O. (1996). A formação do instrumentista. Fundamentos da Educação Musical, 3. Associação Brasileira de Educação Musical.

DRIVER, E. (1951). A pathway to Dalcroze eurhythmics. London: Thomas Nelson and Sons.

ELLIOT, D. J. (1995). Music matters: A new philosophy of music education. New York: Oxford University Press.

ELLIOT, J. E. (1990). El papel de la música y de la experiencia musical en la sociedad moderna: hacia uma filosofia global de la educación musical. In Gainza, V. H. (ed.) Nuevas Perspectivas de la Educacion Musical. Buenos Aires: Guadalupe.

FIGUEIREDO, S. L. F. (1996). O desafio da formação do professor de música. Florianópolis: Núcleo de Publicações CED - UFSC, Série Documentos, n. 01.

FIGUEIREDO, S. L. F. (1998). Currículos de música: Uma proposta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Fundamentos da Educação Musical, 4. Associação Brasileira de Educação Musical.

FIGUEIREDO, S. L. F. (1999). Currículos de Música. Revista Arte Online, 1. Florianópolis: UDESC.

FISKE, H. E. (1996). Selected theories of music perception. Lewiston: The Edwin Mellen Press.

FLETCHER, P. (1989). Education and music. Oxford: Oxford University Press.

FUKS, R. (1991). O discurso do silêncio. Rio de Janeiro: Enelivros.

FUENTES, P. & CERVERA, J. (1989). Pedagogia y Didática para músicos. Valencia: Piles.

GAINZA, V. H. (1964). La Iniciacion Musical del Niño. Buenos Aires: Ricordi.

GAINZA, V. H. (1977). Fundamentos, Materiales y Técnicas de la Educacion Musical. Buenos Aires: Ricordi.

GAINZA, V. H. (1988). Estudos de psico- pedagogia musical. São Paulo: Summus Editorial.

GAINZA, V. H. (ed.). (1990). Nuevas pespectivas de la educacion musical. Buenos Aires: Guadalupe.

GARDNER, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books.

GARDNER, H. (1990). Art education and human development. Los Angeles: The Getty Education Institute for the Arts.

GERLING, F. (1989). Suzuki: o "método" e o "mito". Em Pauta, 1. Porto Alegre: UFRGS.

GRAETZER, G. & YEPES, A. (1983). Guia para a Práctica de Música para Niños de Carl Orff. Buenos Aires: Ricordi.

GREEN, L. (1994). Pesquisa em sociologia da educação musical.(trad. Oscar Dourado). Revista da ABEM, 4.

HARGREAVES, D. J. (1986). The developmental psychology of music. Cambridge: Cambridge University Press.

HENTSCHKE, L. (1996). Um estudo longitudinal aplicando a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick com crianças brasileiras da faixa etária de 6 a 10 anos de idade: polo Porto Alegre, 1994. Música: pesquisa e conhecimento. Porto Alegre, Núcleo de Estudos Avançados, Curso de Pós Graduação em Música da UFRGS.

HENTSCHKE, L. (1996). A teoria espiral de Swanwick como fundamentação para uma proposta curricular. Anais do 5º Encontro Anual da ABEM e 5º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: UEL.

LOPES, C. T. M. (1991). A pedagogia musical de Carl Orff. Em Pauta, 3. Porto Alegre: UFRGS.

Jorgensen, E. R. (1997). In search of music education. Urbana: University of Illinois Press.

KABALEVSKY, D. (1988). Music and education: A composer writes about musical education. London: Jessica Kingley Publishers in association with UNESCO.

KOELLREUTTER, H. J. (1994). O humano: o objetivo de estudos musicais na escola moderna. Anais do 3º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: UEL.

LABUTA, J. A. & Smith, D. A. (1997). Music education: Historical contexts and perspectives. New Jersey: Prentice-Hall.

MARTINS, R. (1985). Educação Musical: Conceitos e preconceitos. Rio de Janeiro: FUNARTE.

MARTINS, R. (1990). O valor educacional da arte. Porto Arte, 1. Porto Alegre: UFRGS.

MARTINS, R. (1994). Tradição e Inovação Musical: um Conflito Epistemológico. Anais do III Encontro Anual da ABEM. Salvador: EMUS.

MEYER, L. B. (1994). Emotion and Meaning in Music. In: Aiello, R. & Sloboda, J.A. Musical Perceptions. New York: Oxford University Press.

MORENO, J. L. (1995). Psicologia de la musica e educacion musical. Madrid: Visor.

NOGUEIRA, I. (1997). O modelo da educação musical no brasil: Um drama em três atos incongruentes. Revista da ABEM, 4. Associação Brasileira de Educação Musical.

OLIVEIRA, A. (1993). Fundamentos da Educação Musical. Fundamentos da Educação Musical, 1. Associação Brasileira de Educação Musical.

OLIVEIRA, A. (1995). Currículo ALLI para o ensino da música na escola de 1º grau. Anais do 4º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: UEL.

OLIVEIRA, A. (1996). A pesquisa em psicologia da música. Anais do 5º Encontro Anual da ABEM e 5º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: UEL.

OLIVEIRA, J. (1994). A educação musical no Brasil: Primevos e postrídios. Anais do 3º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: UEL.

PAYNTER, J. (1991). Oir, aquí y ahora. Buenos Aires: Ricordi. Traduccion de J. Schultis.

PENNA, M. (1990). Reavaliações e Buscas em Musicalização. São Paulo: Loyola.

PENNA, M. (1995). Revendo Orff: Por uma reapropriação de suas contribuições. In Pimentel, L. G. (org.), Som, gesto, forma e cor: Dimensões da arte e seu ensino. Belo Horizonte: C/Arte.

PENNA, M. (1995). Ensino de música: para além das fronteiras do conservatório. In Peregrino, Y. R. (coord.), Da camiseta ao museu. João Pessoa: Editora Universitária UFPB.

PENNA, M. (org.). (1998). Os parâmetros curriculares nacionais e as concepções de arte. Grupo de Estudos do Departamento de Artes da UFPB. Paraíba: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB.

PLUMMERIDGE, C. (1991). Music education in theory and practice. London: The Falmer Press.

REIMER, B. (1970). A philosophy of music education. New Jersey: Prentice-Hall.

Santa Catarina (1998). Proposta Curricular de Santa Catarina. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Formação docente para educação infantil e séries iniciais. Florianópolis: COGEN.

SANTOS, R. M. S. (1991). Aprendizagem musical não-formal em grupos culturais diversos. Cadernos de Estudo – Educação Musical, 2/3. São Paulo: Atravez.

SANTOS, R. M. S. (1994). A natureza da aprendizagem musical e suas implicações curriculares – análise comparativa de quatro métodos. Fundamentos da Educação Musical, 2. Associação Brasileira de Educação Musical.

SANTOS, R. M. S. (1995). Crítica, Prazer e Criação Musical no Ensino-Aprendizagem Musical. Anais do 4º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: UEL.

SAVIANI, D. (1997). A nova lei da educação: Trajetória, limites e perspectivas (3. ed.). São Paulo: Autores Associados.

SCHAFER, M. (1991). O ouvido pensante. São Paulo: Editora da UNESP. Tradução de Marisa T. O. Fonterrada, Magda R. G. Silva e Maria Lúcia Pascoal.

SEASHORE, C. E. (1967). Psychology of music. New York: Dover Publications. (Original work published 1938)

SERAFINE, M. L. (1988). Music as cognition. New York: Columbia University Press.

SILVA, W. M. (1993). Zoltan Kodály - idéias e concepções sobre educação musical. Em Pauta, 8. Porto Alegre: UFRGS.

SLOBODA, J. A. (1985). The musical mind: The cognitive psychology of music. Oxford: Clarendon Press.

SOUZA, J. (1996). Contribuições teóricas e metodológicas da sociologia para a pesquisa em educação musical. Anais do 5º Encontro Anual da ABEM e 5º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: UEL.

SOUZA, J. (1996). O cotidiano como perspectiva para a aula de música: concepção didática e exemplos práticos. Fundamentos da Educação Musical, 3. Associação Brasileira de Educação Musical.

SUZUKI, S. (1969). Nurtured by love. New York: Exposition Press.

SWANWICK, K. (1979). A basis for music education. Berkshire: NFER-NELSON Publishing Company.

SWANWICK, K. (1988). Music, mind, and education. London: Routledge.

SWANWICK, K. (1994). Musical knowledge: Intuition, analysis and music. London: Routledge.

SZÖNYI, E. (1976). La Educacion Musical en Hungría através del Método Kodály. Budapest: Corvina.

TOURINHO, I. (1993). Música e controle: Necessidade e utilidade da música nos ambientes ritualísticos das instituições escolares. Em Pauta, 7. Porto Alegre: UFRGS.

TOURINHO, I. (1993). Usos e funções da música na escola pública de 1º grau. Fundamentos da Educação Musical, 1. Porto Alegre: UFRGS.

TOURINHO, I. (1993). Seleção de repertório para o ensino da música. Em Pauta, 8. Porto Alegre: UFRGS.

Tourinho, I. (1996). Práticas musicais de alunos de 3ª e 4ª séries: Implicações para o ensino de musica nas instituições educacionais. Anais do 5º Encontro Anual da ABEM e 5º Simpósio Paranaense de Educação Musical. Londrina: UEL.

TRINDADE, B. P. (1998). Educação Musical com construção de instrumento: projeto realizado em uma turma de jovens de 08 a 14 anos de idade. Fundamentos da Educação Musical, 4. Associação Brasileira de Educação Musical.

VILLA-LOBOS, H. (1976). Canto Orfeônico. São Paulo: Vitale.

VYGOTSKY, L. S. (1971). The psychology of art (Introd. A. N. Leontiev). Cambridge: The Massachusetts Institute of Technology.

WILLEMS, E. (1970). As Bases Psicológicas da Educação Musical. Suiça: Pró-Música.

WILLEMS, E. (1989). El Valor Humano de la Educacion Musical. México: Paidos.

ZAGONEL, B. (1991). Do gesto ao musical. Cadernos de Estudo – Educação Musical, 2/3.

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

FIGUEIREDO, Sérgio L. F. PALESTRA: Proposta curricular de música para o município de Florianópolis. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 137–168, 2013. DOI: 10.5965/2358092505052007137. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3054. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos