PALESTRA: ABEM e compromissos institucional e epistemológico: construindo uma área de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092505052007107Resumo
Não disponívelDownloads
Referências
BÉHAGUE, G. Para uma educação musical realista na América Latina ou A contribuição etnomusicológica na formação realista do educador musical latino americano. Anais do I Encontro Latino-Americano de Educação Musical / VI Encontro Anual da ABEM, Salvador, 1998, p. 26-31.
DELORS, J. Educação : um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo : Cortez; Brasília, DF : MEC : UNESCO, 1999.
FONTERRADA, M. A linha e a rede. Anais do 1º Encontro Regional Sul da ABEM/ 6º Simpósio parananense de Educação Musical. Londrina, 1997, p. 7-17.
GIROUX, H. Teoria Crítica e Resistência em Educação. Trad. Ângela M. Biaggio. Petrópolis, RJ : Vozes, 1986.
GOODSON, I. F. Currículo: Teoria e História. Trad. Atílio Brunetta. Petrópolis, RJ : Vozes,1995.
MOREIRA, A. F. e SILVA, T.T. (orgs) Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In : Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo : Cortez, 1995, p. 7-37.
OLIVEIRA, A. Construção da Memória Musica do Indivíduo. Anais do I Encontro Latino-Americano de Educação Musical / VI Encontro Anual da ABEM, Salvador, 1998, p. 28-36.
PIRES, C. M. C. Currículos em Matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
SAVIANI, D. Ensino Público e algumas falas sobre universidade. São Paulo : Cortez: Autores Associados, 1991.
SAVIANI, D. SILVA, T. (org.) Currículos e Identidade Social: Territórios Contestados. In: Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 190-207.
SAVIANI, D. Pedagogia Crítica em tempos pós- modernos. In: identidades Terminais. Petrópolis, RJ :Vozes, 1996, p. 137-159.
SAVIANI, D. Identidades Terminais : as transformações na política da pedagogia e na pedagogia na pedagogia política. Petrópolis, RJ: Vozes,1996b.
SAVIANI, D. Documentos de Identidade : uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte : Autência, 1999.
SOUZA, J. Contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia para a pesquisa em Educação Musical. Anais do 5º Encontro Anual da ABEM, Londrina, 1996, p. 61-74.
SOUZA, J. O conceito de cotidiano como perspectiva para a pesquisa e a ação em educação musical. Anais do I Encontro Latino-Americano de Educação Musical / VI Encontro Anual da ABEM, Salvador, 1998, p. 38-44.
TOURINHO, I. Considerações Sobre a Avaliação de Método de Ensino de Música. Anais do III Encontro da ABEM. Junho, 1994, p. 13-43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.