Experiência Estética: Constituindo Professores de Arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092501012002019Resumo
Este texto refere-se à formação de professores de arte e as experiências estéticas vividas.Experiência estética é aqui tratada nos termos da estética pragmatista de John Dewey.Downloads
Referências
ALEXANDER, Thomas. The art of life: Dewey's aesthetics. In: HICKMAN, Larry. Reading Dewey: interpretations for a postmodern generation. Bloomington and Indianapolis: Indiana Universiity Press, 1998. p.01-22.
BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influencias de John Dewey no ensino da arte no Brasil. Sao Paulo: Cortez, 1982.
BARTHES, Roland, Aula. Sao Paulo: Cultrix, s/d.
BAUER, Ruben. Gestao da mudanga: caos e complexidade nas organizagaes. Sao Paulo: Atlas, 1998, cap. 7, Autopoiesis: a ordem que decorre de ser.
DEWEY, John, John Dewey, the later works:1925 -1953, volume 10: 1934, Art as experience. Carbondale: Soouthern Illinois University Press, 1989.
DEWEY, John,. Vida e educagao. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978.
DEWEY, John,Experiencia e educagao. Sao Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
DEWEY, John,. Democracia e educagao. Sao Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.
DEWEY, John,. Como pensamos. Sao Paulo: Companhia Editora Nacional, 1933.
DEWEY, John,. Experiencia e natureza. Sao Paulo: Abril, 1974. Colegao Os Pensadores.
DUFRENE, Mikel, Estetica e filosofia. Sao Paulo: Perspectiva, 1981, 2a ed.
FREIRE, Paulo. Conscientizagao. sao Paulo: Moraes,1980.
HICKMAN, Larry A. The Essential Dewey. Anais do I Congresso Latino de Filosofia da Educagao, Rio de Janeiro: Associagao Brasileira de Educagdo,2000.
MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.
MERLEAU-PONTY, Maurice. 0 olho e o espirito. Sao Paulo: Nova Cultural, 1980.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessariosa educagao do futuro. Sao Paulo: Cortez, 2002. NOVOA, Antonio. Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
MORIN, Edgar. Os professores e sua formacao. Lisboa: DomQuixote, 1992.
MORIN, Edgar.Profissao professor. Portugal: Porto Editora,1995, 2a ed.
ZEICHNER, Kenneth M. A formacao reflexiva de professores: ideias e praticas. Lisboa: Educa,1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.