Educação musical nas escolas brasileiras: Retrospectiva histórica e Tendências pedagógicas atuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092504042006115Resumo
.Downloads
Referências
BEYER, Esther. A Educação Musical sob a Perspectiva de uma Construção Teórica: uma análise histórica. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, p.5-25, maio 1993.
BIGGE, Morris L. Teorias da Aprendizagem para Professores. São Paulo: E.P.U., 1977. 370p.
CHOSKY, L.; ABRANSOM, R.; GILLEPIE, A. Et al. Teaching Music in the Twenty Century. New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 1986. 343p.
FONTERRADA, Marisa. A Educação Musical no Brasil – Algumas Considerações, Anais - II Encontro Anual: ABEM, Porto Alegre, p.69-83, maio 1993.
FONTERRADA, Marisa. Música, Conhecimento e História: um exercício de contraponto. Anais - 1º Encontro Anual: ABEM, Porto Alegre, p.47- 57, dez 1992.
HARGREAVES, David J. Teoria e Prática em Educação Musical: uma Perspectiva Britânica, Anais - 1º Encontro Anual: ABEM, Porto Alegre, p.12-23, dez 1992. Trad. Diana Santiago.
HENTSCHKE, Liane. A Adequação da Teoria Espiral como Teoria de Desenvolvimento Musical. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, n.1, p.47-70, maio 1993.
HENTSCHKE, Liane. Relações da Prática com a Teoria na Educação Musical. Anais - II Encontro Anual da ABEM, Porto Alegre, p.49-67, maio 1993b.
KATER, Carlos. Aspectos Educacionais do Movimento Música Viva. Revista da ABEM, n.1, Ano I, p.22-34, maio 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola Pública: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1987. 149 p.
OLIVEIRA, Alda de Jesus. A Educação Música No Brasil: ABEM. Revista da ABEM, n.1, Ano I, p.35- 40, maio 1992.
PAYNTER, John. Sound and Silence: classroom projects in creative music. Cambridge: Cambridge University Press, 1970.
PENNA, Maura. Reavaliações e Buscas em Musicalização. São Paulo: Loyola, 1990. 85 p.
SANTOS, Regina M. S. A Natureza da Aprendizagem Musical e suas Implicações Curriculares - análise comparativa de quatro métodos. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, p.7-112, junho 1994.
SANTOS, Regina M. S. Repensando o Ensino de Música. Cadernos de Estudo: Educação Musical, Belo Horizonte, p.31-52, agosto 1990.
SANTIAGO, Diana. Processos da Educação Musical Instrumental, ANAIS - III Encontro Anual da ABEM, Salvador, p. 215-31 junho 1994.
SOUZA, Jusamara. Funções e Objetivos da Aula de Música Vistos e Revistos Através da Literatura dos Anos Trinta. Revista da ABEM, n.1, Ano I, p.12-21, maio 1992.
SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979, 122p.
SWANWICK, Keith. Music, Mind and Education. London: Routledge, 1988, 161p.
SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: Intituion Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994.
SWANWICK, Keith. Permanecendo Fiel à Música na Educação Musical. ANAIS - II Encontro da ABEM, Porto Alegre, p.19-32, maio 1993. Trad. Diana Santiago.
TOURINHO, Irene. Usos e Funções da Música na Escola Pública de 1º Grau. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, n.1, p.91-133, maio 1993.
TOURINHO, Irene. Música e Controle: necessidade e utilidade da música nos ambientes ritualísticos das instituições escolares, Em Pauta, Porto Alegre, p.67-78, 1993b.
TORRES, Rosa María. Que (e como) é necessário aprender? Campinas: Papirus, 1994. Trad. Talia Bugel. 158p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.