Memória, teoria e prática: fios que se tecem na formação do professor
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092502022003079Resumo
O presente artigo visa analisar a formação do professor, discutindo alguns elementos que influenciam a maneira de ser do docente, bem como sua ação pedagógica. Para tanto, buscou-se compreender vários fios que se tecem na construção desse processo pedagógico. Um dos fios mencionado e destacado neste contexto é a memória. Reflete-se sobre sua interação dinâmica, tanto com o passado, embora alterado pelo dinamismo das lembranças, quanto com o presente, ao procurar na experiência um complemento indispensável para uma formação equilibrada na arte de ensinar.Downloads
Referências
BENJAMIM, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus Editorial, 1984.
BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA,
Cynthia (Org.). Docência, Memória e Gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
BUENO, Belmira O., CATANI, Denice B., SOUSA,
Cynthia P. A Vida e Ofício dos Professores. São Paulo: Escrituras, 2002.
CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano. Petrópolis: Vozes,1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
NÓVOA, António (Org.) Os Professores e sua Formação. 2ª. Ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, António. Vida de Professores. Porto: Porto, 1992.
SILVA, Marilda. Como se Ensina e se Aprende a ser professor. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
THOMPSON, E.P. A Miséria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.