Afastando fantasmas da história recente...
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092502022003013Resumo
Nos currículos de formação dos professores de arte existe um espaço destinado à história do ensino de arte no Brasil; para fundamentar a abordagem deste assunto, subsidiamo-nos em uns poucos autores, com destaque para Ana Mae Barbosa, na sua História da Arte-Educação. Mas, ao longo da existência desses mesmos cursos de formação, e em decorrência da atuação de seus egressos, fomos construindo uma nova etapa dessa história. Por mais paradoxal que pareça a expressão “história contemporânea”, é isso que aqui tentamos alinhavar: aspectos relacionados à história recente do ensino de arte em nossa realidade brasileira, através desse ângulo particular, de sul do Brasil. Este texto apresenta uma revisão dos principais problemas encontrados na realidade educacional, sendo que um dos referenciais é uma pesquisa de campo da década de noventa.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, C. et al. O Ensino de Educação Artística na Grande Florianópolis. Universidade e Desenvolvimento. Florianópolis: UDESC, (1), 1993, p.42-52
BARBOSA, A. M. . Arte-Educação: Conflitos/Acertos São Paulo: Max Limonad, 1984.
LANIER, V. Devolvendo a Arte à Arte-Educação. AR'TE, São Paulo, v.10, n.3, 1984.
OSTROWER, F. . Criatividade e Processos de Criação Petrópolis: Vozes, 1983.
PLAZA, J. São Paulo: Tradução Intersemiótica. Perspectiva, 1987.
PORCHER, L. (Org.). Educação Artística: luxo ou necessidade. São Paulo: Summus, 1982. Trad. de Yan Michalski.
RAMALHO E OLIVEIRA, S. R. Fenomenologia da Experiência Estética: uma alternativa na preparação de educadores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, PortoAlegre, 1986.
Ramalho e Oliveira, S. R. et al. O Empirismo Metodológico no Cotidiano do Professor de Educação Artística. In: III JORNADA DE PESQUISA DA UDESC, 1998, Florianópolis. Florianópolis, Anais... 1998.
Ramalho e Oliveira, S. R. et al. O Empirismo Metodológico na Prática do Professor de Educação Artística. Relatório PROBIC/CNPq/UDESC. Florianópolis, 1994.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Trad. de José Cipolla Neto, Luis S. Menna Barreto e Solange C.Afeche.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.