Da liberdade e da experimentação : ideias em torno da obra de Teixeira Coelho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e05126

Palavras-chave:

Teixeira Coelho, cultura, arte, liberdade

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre aspectos da atuação e da produção de Teixeira Coelho. Pioneiro na compreensão da cultura como campo de conhecimento, o Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo contribuiu para ampliar a presença da ideia de cultura no escopo das ciências humanas dentro e fora do Brasil. Teixeira Coelho é um formador de ideias e de atores culturais, tendo como elemento norteador a liberdade. Fiel à arte, não abriu mão dela na construção de seu legado, compreendendo-a como uma exacerbação e uma exasperação da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiene Sanchez Silva, Universidade de São Paulo

Doutora e mestre em Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA USP, especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona/ Itaú Cultural e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Participa do ColabCult: Grupo de Pesquisa em Política e Ação Cultural ECA/USP.Foi responsável pela coordenação acadêmica e pedagógica do curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais da Universidade de Girona / Itaú Cultural. Atuou como docente em distintos programas de formação artística. Como professora e atriz do Centro de Pesquisa Teatral (CPT/SESC) ministrou oficinas dentro e fora do Brasil. Possui experiência em políticas culturais, artes da cena e gestão cultural. 

                                                                                                   

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, Universidade de São Paulo

Docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - ECA - USP. Doutora em Ciência da Informação, área de concentração Informação e Cultura, Linha de pesquisa Ação e Mediação Cultural, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, Licenciatura em História pela Faculdade de Educação da USP. Atualmente participa do Programa Eixos Temáticos da USP, vinculado à Reitoria, como uma das coordenadoras do Eixo Cultura e Artes.

                                                                                                                                                                                                       

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2012.

OLIVEIRA, Lucia Maciel Barbosa de (org). Ampliação da esfera de presença do ser: reflexões em torno da obra de Teixeira Coelho. São Paulo: Edições Barbatana, 2016.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat. O gosto. Tradução e posfácio Teixeira Coelho. São Paulo: Iluminuras, 2005.

TEIXEIRA COELHO. A cultura e seu contrário: cultura, arte e política pós-2001. São Paulo: Editora Iluminuras; Itaú Cultural, 2008.

______.Dicionário crítico de política cultural. Cultura e imaginário. Revisão: Ana Paula Cardoso. São Paulo: Editora Iluminuras, 1997.

______. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. 2. ed., rev. e ampl. 1. reimp. São Paulo: Editora Iluminuras, 2014.

______. História natural da ditadura. São Paulo: Iluminuras, 2006.

______. Uma outra cena: teatro radical, poética da artevida . São Paulo: Artnova, 1983.

Downloads

Publicado

26-08-2025

Como Citar

SILVA, Naiene Sanchez; OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de. Da liberdade e da experimentação : ideias em torno da obra de Teixeira Coelho. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5965/235809252812024e05126. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24966. Acesso em: 2 set. 2025.