Sentir, validar e experienciar: conexões, pontes e aproximações entre saberes corporais
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2299Palabras clave:
Educação somática, Topografia corporal, Leitura corporalResumen
Este artigo tem como objetivo promover reflexões e intro- duzir questões acerca de processos educacionais e criativos no âmbito das Artes Cênicas. Para tanto, buscar-se-á discorrer sobre duas perspectivas: a pedagogia ou o sistema, sui generis, de matriz neoplatônica empreendido por François Delsarte e a visão filo- sófica e terapêutica da Leitura Corporal (LC) compartilhada por Nereida Fontes Vilela. A abordagem utilizada é a análise de conte- údo, servindo-se, também da perspectiva pedagógica das encruzi- lhadas de Antônio Simas e Luiz Rufino. Esse cruzamento de pensa- mentos, modos e saberes díspares revelam, cada qual a seu modo, que os sinais corporais são vias de acesso a conhecimentos enrai- zados em nossos corpos, que carregam histórias e que precisam ser sentidas, validadas e experienciadas.
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