Alfabetização em contexto de pandemia: algumas ideias sobre transcriação
DOI:
https://doi.org/10.5965/23580925242020076Palavras-chave:
Initial reading instruction; Literacy; Transcreation.Resumo
Este texto, fruto de uma pesquisa acadêmica desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), traz como ponto central a problemática da alfabetização e letramento no Brasil, práticas que têm sido alvo de debates e ataques
no atual governo de Jair Bolsonaro. O trabalho evidencia, mais especificamente, a relevância acerca das implicações e reverberações de uma alfabetização desvinculada do letramento. Diante das transformações pedagógicas acarretadas pela pandemia, o texto também discute sobre a importância e o desafio de práticas lúdicas e corpóreas para o desenvolvimento de uma alfabetização e um letramento sensíveis, subsidiados pela ideia de transcriacão, conceito apresentado por Almeida e Araújo (2020).
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rogério; ARAÚJO, Alberto. A transcriação do mundo pela experiência: esboço para uma educação estética. In: EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 53, p. 1-18, e16676, abr./jun. 2020.
ANTÔNIO, Severino; TAVARES, Katia. A Poética da Infância: Conversas com quem educa as crianças. São Paulo. Editora Passarinho, 2019
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BOLSONARO, Jair. Entrevista. In: ADLER, Matheus. Bolsonaro sobre coronavírus: 'É igual chuva: você vai se molhar, mas não vai morrer afogado. 01/04/20. Estado de Minas Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/04/01/interna_politica,1134792/bolsonaro-sobre-coronavirus-e-igual-chuva-voce-vai-se-molhar-mas-n.shtml. Acesso: 02/04/2020.
BONDÍA, Jorge L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002, Nº 19.
CAVALCANTI, Zélia (coord.) Alfabetizando. Porto Alegre: Artes Médicas 4, 1997.
DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. O Saber Sensível (Estesia). Criar Edições, 3 ed., PR, 2004.
FERREIRO, Emilia; Teberosk, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas 1985. 284p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: autores associados. Cortez, 1989.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios. Revista do ppgav/eba/ufrj. n. 32. dezembro 2016. p. 122-151. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169 Acesso em 14/05/2020.
NADALIM, Carlos. Letramento, o vilão da alfabetização no Brasil. 12 de maio de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_9JEhWtlRKg. Acesso em: 17/03/20.
PARTEKA, Thamara. Sociedades dos amores: histórias de uma turma em alfabetização e uma alfabetizadora em devir. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, 2020.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. [107º] Rio de Janeiro: Record, 2013.
STEINER, Rudolf. Verdade e ciência: prelúdio à uma Filosofia da Liberdade. São Paulo: Editora Antroposófica, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.