Pandemia e educação na escola pública: um relato possível e incompleto

Autores

  • Lara Tatiane Matos Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020093

Palavras-chave:

educação, pandemia, teatro

Resumo

Durante a primeira pandemia do século XXI, em meio a uma crise política e sanitária e dentro do primeiro confronto propriamente dito entre presença e realidade virtual, dei meus primeiros passos como educadora interessada em educar. Como professora não via espaço para inventar novos modos para além das imposições estruturais da escola pública. Na pandemia a estrutura se rompeu e, defrontada com a falta de respostas prontas, a escola precisou se abrir para novas ideias. O desconforto do momento permitiu a expansão das possibilidades e assim, pela primeira vez, me vi gozando de certa liberdade para experimentar. Neste trabalho pretendo expor uma realidade imprevista e tentar entender com o leitor o que aconteceu, do ponto de vista educacional como professora de artes/teatro numa pequena escola da rede municipal de Florianópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Tatiane Matos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Teatro Pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro. Mestre em Teatro. Licenciada em Artes Cênicas. Atriz do Grupo Teatral Experiência Subterrânea. Produtora Teatral. Pesquisadora em Arte, Gênero, Política na América Latina.

 

Referências

HOLCK, Ana Lucia L. Entrevista: adolescência e escrita. [Entrevista concedida a] Isabel R. B. Duarte In: Acervo da Escola Brasileira de Psicanálise. Disponível em: https://www.ebp.org.br/entrevista-adolescencia-e-escrita/ acesso: 31/08/2020

FLORIANÓPOLIS. Decreto No 21.352, de 17 de março de 2020. Declara situação anormal, caracterizada como situação de emergência no município de Florianópolis, em razão da pandemia decorrente da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), o avanço das infecções no Brasil e dá outras providências. Disponível em: shorturl.at/cltDS acesso 09/11/2020.

FLORIANÓPOLIS. Lei No 10.701, de 22 de abril de 2020. Autoriza o regime especial de atividades de aprendizagens não presenciais para a educação básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, para fins de validação da carga horária mínima anual exigida para o cumprimento do ano letivo de 2020, em consonância com a prevenção da pandemia do coronavírus (covid-19) e dá outras providências. Disponível em: shorturl.at/ilEKT acesso 09/11/2020.

FLORIANÓPOLIS. Portaria 220 de 24 de julho de 2020. Institui recesso escolar no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, em caráter excepcional, em razão da Pandemia do

novo Coronavírus (COVID 19). Disponível em: shorturl.at/hjEGO acesso 09/11/2020.

FLORIANÓPOLIS. Decreto No 21.368, de 27 de março de 2020. Prorroga as medidas de enfrentamento ao COVID -19 e dá outras providências. Disponível em: shorturl.at/svLR7 acesso 09/11/2020.

CHAPLIN, Charles. | O Grande Ditador (The Great Dictator) - 1940 - Legendado - Vídeo. 2h. Canal Domínio Público 2017 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pHZ46sQkzqU acesso em 12/11/2020.

CIA. ROYAL DELUXE. disponível em: http://www.royal-de-luxe.com/en/company/ acesso 11/12/2020.

ODEON CIA.TEATRAL. Espetáculo “Os Saltimbancos” - Canal Instituto Odeon. 2015 - vídeo -1h. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0 acesso em 11/11/2020.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

MATOS, Lara Tatiane. Pandemia e educação na escola pública: um relato possível e incompleto . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 93–103, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020093. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18615. Acesso em: 21 nov. 2024.