O Lúdico em tempos de (des)esperanças

Autores

  • Jonathan Aguiar Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020115

Palavras-chave:

criatividade, brincar, lúdico

Resumo

O presente texto baseia-se em uma roda de conversa, intitulada: “Imaginação e Lúdico”, realizada no I Ciclo de Conversa da Brinquedoteca Pedagoginga, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) de modo virtual. Desse modo, apresenta-se um breve relato de experiência que busca contribuir para construção de conhecimento e ampliação do debate sobre a importância do brincar e das atividades lúdicas-criadoras na decorrência de um período de pandemia e pós-pandemia. Após a reflexão das ideias de Lauand (2006), Vigotski (2014) sobre lúdico e criatividade, concluímos que diante do brincar abrimos novas janelas para se aprender a conviver, acolher o outro e viver saudavelmente entre o riso e o choro. O lúdico significa ação e sua dimensão torna potência quando recriamos, elaboramos novos mundos a nossa volta recuperando as experiências que vivemos.

Referências

AGUIAR, J. Educação, lúdico e favela: quantos tiros são necessários para aprendizagem? Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.

AGUIAR, J. Em defesa do brincar. Rio de Janeiro: Jornal O Dia, 4 de julho de 2020. Disponível em: https://www.pressreader.com/brazil/o-dia/20200704/281938840197282. Acesso em: 07 de set. de 2020.

AGUIAR, J.; SANTOS, C. M. V. dos. Bússola do ser brincante. [eletrônico] Rio de Janeiro: UERJ/Brinquedoteca da HUPE/Brinquedoteca CNEC-Ilha do Governador/ Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu/ Wak Editora, 2020. Disponível em: https://bussoladoserbrinca.wixsite.com/bussolabrincante. Acesso em: 07 de set. de 2020.

FOLHA DE SÃO PAULO. Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus. 26/02/2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus.shtml > Acesso em: 11 de ago. de 2020.

G1-GLOBO. Doença provocada pelo novo coronavírus é batizada de Covid-19 pela OMS. 11/02/2020. Disponível em:<https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/11/oms-da-nome-a-doenca-provocada-pelo-novo-coronavirus-covid-19.ghtml > . Acesso em 11 de ago. de 2020.

LAUAND, J. Deus Ludens: O lúdico na pedagogia medieval e no pensamento de Tomás de Aquino. In: ARANTES, V. M. (org.). Humor e Alegria na Educação. São Paulo: Summus, 2006. p.

– 55.

MONTGOMERY, L. M. Anne de Green Gables (Livro 1). 4a ed. ES: Pedra Azul Editora, 2019.

OTÁVIO JÚNIOR. Da minha janela. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.

SANCHES, E. M. B. C. C.; PARDIM, R. P. Fechamento das escolas; entre a necessidade do isolamento social e a essencialidade do serviço educacional – como ficam as crianças? In: LIBERARI, F. C. et al. (orgs.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. 1a ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.

VALOR. Brasil ultrapassa Itália é o 3o país em número de mortes por covid-19. Disponível em: <https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/06/04/brasil-ultrapassa-italia-e-o-3o-pais-em-numero-de-mortes-por-covid-19.ghtml > Acesso em: 11 de ago. de 2020.

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

AGUIAR, J. O Lúdico em tempos de (des)esperanças. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, p. 115-127, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020115. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18593. Acesso em: 18 set. 2021.