O Lúdico em tempos de (des)esperanças
DOI:
https://doi.org/10.5965/23580925242020115Palavras-chave:
criatividade, brincar, lúdicoResumo
O presente texto baseia-se em uma roda de conversa, intitulada: “Imaginação e Lúdico”, realizada no I Ciclo de Conversa da Brinquedoteca Pedagoginga, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) de modo virtual. Desse modo, apresenta-se um breve relato de experiência que busca contribuir para construção de conhecimento e ampliação do debate sobre a importância do brincar e das atividades lúdicas-criadoras na decorrência de um período de pandemia e pós-pandemia. Após a reflexão das ideias de Lauand (2006), Vigotski (2014) sobre lúdico e criatividade, concluímos que diante do brincar abrimos novas janelas para se aprender a conviver, acolher o outro e viver saudavelmente entre o riso e o choro. O lúdico significa ação e sua dimensão torna potência quando recriamos, elaboramos novos mundos a nossa volta recuperando as experiências que vivemos.
Downloads
Referências
AGUIAR, J. Educação, lúdico e favela: quantos tiros são necessários para aprendizagem? Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019.
AGUIAR, J. Em defesa do brincar. Rio de Janeiro: Jornal O Dia, 4 de julho de 2020. Disponível em: https://www.pressreader.com/brazil/o-dia/20200704/281938840197282. Acesso em: 07 de set. de 2020.
AGUIAR, J.; SANTOS, C. M. V. dos. Bússola do ser brincante. [eletrônico] Rio de Janeiro: UERJ/Brinquedoteca da HUPE/Brinquedoteca CNEC-Ilha do Governador/ Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu/ Wak Editora, 2020. Disponível em: https://bussoladoserbrinca.wixsite.com/bussolabrincante. Acesso em: 07 de set. de 2020.
FOLHA DE SÃO PAULO. Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus. 26/02/2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus.shtml > Acesso em: 11 de ago. de 2020.
G1-GLOBO. Doença provocada pelo novo coronavírus é batizada de Covid-19 pela OMS. 11/02/2020. Disponível em:<https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/11/oms-da-nome-a-doenca-provocada-pelo-novo-coronavirus-covid-19.ghtml > . Acesso em 11 de ago. de 2020.
LAUAND, J. Deus Ludens: O lúdico na pedagogia medieval e no pensamento de Tomás de Aquino. In: ARANTES, V. M. (org.). Humor e Alegria na Educação. São Paulo: Summus, 2006. p.
– 55.
MONTGOMERY, L. M. Anne de Green Gables (Livro 1). 4a ed. ES: Pedra Azul Editora, 2019.
OTÁVIO JÚNIOR. Da minha janela. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.
SANCHES, E. M. B. C. C.; PARDIM, R. P. Fechamento das escolas; entre a necessidade do isolamento social e a essencialidade do serviço educacional – como ficam as crianças? In: LIBERARI, F. C. et al. (orgs.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. 1a ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.
VALOR. Brasil ultrapassa Itália é o 3o país em número de mortes por covid-19. Disponível em: <https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/06/04/brasil-ultrapassa-italia-e-o-3o-pais-em-numero-de-mortes-por-covid-19.ghtml > Acesso em: 11 de ago. de 2020.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.