“Senhoras do Rádio”: extensão universitária, rádio e escuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020189

Palavras-chave:

Escuta, peça radiofônica, rádio, Uma Tertúlia no Cariri, extensão universitária

Resumo

A proposta deste trabalho é refletir sobre os conceitos de escuta, peça radiofônica, rádio e extensão universitária a partir da experiência realizada no projeto de extensão Senhoras do Rádio: criação de peças radiofônicas, desenvolvido na Universidade Regional do Cariri entre 2018 e 2020. Participaram vinte e oito mulheres que têm acima de sessenta anos, matriculadas no Programa de Extensão Universidade Aberta à Melhor Idade da URCA. O projeto tinha como objetivo principal promover encontros para ouvir histórias, vivências, memórias e as reflexões dessas mulheres sobre o rádio e as rádios de Crato e Juazeiro do Norte-CE, por meio de exercícios e jogos teatrais. Esses encontros trouxeram as Tertúlias que vivenciaram quando jovens e o trabalho do radialista Eloi Teles (1936-2000), que criou o programa Festa da Casa Grande. Essas memórias contribuíram para a criação de Uma Tertúlia no Cariri, uma peça para os ouvidos, que apresenta um pouco sobre o Cariri cearense.

Biografia do Autor

Andreia Aparecida Paris, URCA - Universidade Regional do Cariri

Andréia Aparecida Paris, atriz desde 1998, doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016), com pesquisa sobre o ritmo no trabalho do ator e da atriz. Possui bacharelado em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina (2002-2005) e o título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Catarina (2008-2010), com estudo sobre percepção e composição de ritmos no trabalho do ator e da atriz na cena teatral. Atualmente é Professora Assistente no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri, no Crato-CE. Professora colaboradora no Curso de pós-Graduação Mestrado em Artes Cênicas da UFMA. 

Referências

ARAKAKI, Kátia; FERRARO, Cristiane. Histórico das Tertúlias Conscienciológicas. Conscientia, [s. l.], v. 16, n. 4, p. 355-373, out./dez. 2012. Disponível em: http://ceaec.org/index.php/conscientia/article/view/564. Acesso em: 30 out. 2020.

ARTAUD, Antonin. Para Acabar de Vez com o Juízo de Deus seguido de O Teatro da Crueldade. Tradução de Luiza Neto Jorge e Manuel João Gomes. Lisboa: Publicações Culturais Engrenagem, 1975.

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: a practical guide to viewpoints and composition. New York: Theatre Communications Group, 2005.

CABRAL, Huberto. 19 anos da Morte do Radialista Eloi Teles de Morais. Educadora do Cariri 102.1 FM, Crato, 09 out. 2019. Disponível em: https://www.educadorafm.net/19-anos-da-morte-do-radialista-eloi-teles-de-morais/. Acesso em: 30 out. 2020.

CEARÁ. Secretaria de Indústria e Comércio. Maneiro-Pau. Projeto Mundo Digital Miraira. Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 1978. Disponível em: http://www.digitalmundomiraira.com.br/Patrimonio/DancasTradicionais/ManeiroPau/Maneiro_Pau-LMFC.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.

CIPRIANO, Maria do Socorro. A Botija de Rio Formoso e Outras Histórias. CLIO: revista de pesquisa histórica. Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. v. 37, n.2, jul-dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/24237. Acesso em: 30 out. 2020.

EL HAOULI, Janete. Mordendo a Própria Cauda: peça radiofônica alemã e experimentação de vanguarda. In: BALOGH, Anna Maria; ADAMI, Antonio; DROGUETT, Juan; CARDOSO, Haydée

Dourado de Faria (Orgs.). Mídia, Cultura, Comunicação. São Paulo: Editora Arte&Ciência, 2002.

EL HAOULI, Janete. Rádio: Arte do Espaço Sonoro. In: ENCONTRO DA ANPPOM – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 8., 2001, Belo Horizonte. Anais[...]. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001. p. 247-252.

HOLANDA, Maristela Ataíde. As Festas Juninas e as Quadrilhas. Projeto Mundo Digital Miraira, Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, [199-]. Disponível em: http://www.digitalmundomiraira.com.br/Patrimonio/DancasTradicionais/Quadrilha/As%20Festas%20Juninas%20e%20as%20quadrilhas.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.

MEDEIROS, Ricardo. O que é Radioteatro. Florianópolis: Insular, 2008.

PARIS, Andréia Aparecida. Uma Escuta do Sussurro: reflexões sobre ritmo e escuta no teatro. Curitiba: Appris, 2018. POETA Elói Teles de Morais: Síntese biográfica. Memórias da Poesia Popular, [s. l.], 21 nov. 2018. Disponível em: https://memoriasdapoesiapopular.com.br/2018/11/21/poeta-eloi-teles-de-morais-sintese-biografica/. Acesso em: 30 out. 2020.

SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos Objetos Musicais: ensaio interdisciplinar. Tradução de Ivo Martinazzo. Brasília: Ed. UnB - Editora da Universidade de Brasília, 1993. Título original: Traité

des objets musicaux: essai interdisciplines.

SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 2001. Título original: The Tuning of the World (1977).

SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante. Tradução de Marisa Trench Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991. Título

original: The Thinking Ear (1986).

SCHÖNING, Klaus. Ouvir Peças Radiofônicas: em defesa de uma criança abandonada. (1979). In: SPERBER, George Bernard (org.). Introdução à Peça Radiofônica. São Paulo: EPU, 1980.

SHONO, Sussumo. Une Poïétique d’Écoute. Revue d’Esthétique. France, n. 13/15, p. 449-455, 1987-1988. (Nouvelle serie).

SPERBER, George Bernard. Introdução à Peça Radiofônica. São Paulo: EPU, 1980.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Paris, A. A. (2020). “Senhoras do Rádio”: extensão universitária, rádio e escuta. Revista NUPEART, 24, 189-213. https://doi.org/10.5965/23580925242020189