Influências de Márcia Pompeo Nogueira no Teatro Comunitário do Canto em Florianópolis/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020039Palavras-chave:
Teatro comunitário, Teatro na comunidade, Marcia Pompeo Nogueira, Teatro Comunitário do CantoResumo
O teatro comunitário em Florianópolis tem uma história aliada à efervescência ocasionada pela sucessão de projetos e eventos diversos como cursos, seminários, oficinas, publicações, interações entre comunidades e com movimentos sociais organizados por Marcia Pompeo Nogueira durante sua carreira enquanto professora da Universidade do Estado de Santa Catarina e enquanto principal referência nesta modalidade do teatro no Brasil. A partir de sua prática e pesquisa, Florianópolis se tornou um campo fértil para experimentações teatrais de base comunitária que passaram a acontecer em vários bairros da cidade. O grupo Teatro Comunitário do Canto se constitui seu mais longevo projeto de parceria e continua atuante após sua morte ocorrida em 2019. Neste artigo escrito coletivamente, alguns de seus integrantes buscam em suas memórias as bases dos ensinamentos da mestra como um caminho de continuidade.
Downloads
Referências
BORBA, Juliano. Teatro de Vizinhos: convívio, comunidade e celebração. Tese (doutorado)Universidade do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, 2018.
FONSECA, Marilde Juçara da. Participação das Famílias na Instituição Pública de Educação Infantil: limitese possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação), Florianópolis, UFSC,2000.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das idéias às práticas. Uberlândia: EDUFU, 2008.
PINHEIRO TAVARES, Josanne. O teatro na relação escola- comunidade. Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina: Florianópolis, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.