Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020245

Palavras-chave:

grupo Arte em Movimento, educação feminista, protagonismo juvenil

Resumo

O presente texto versa sobre uma experiência de estágio realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Nesta ocasião, foi proposto às(aos) estudantes um processo em que pudessem tomar a frente de todas as esferas da produção cênica, visando a criação de monólogos performativos. Como eixo criativo, foi sugerida a pesquisa em mitologias de diferentes culturas para a elaboração de personagens cujas histórias compõem o espetáculo Teogonia (2018). A metodologia de ensino foi fundamentada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e no papel docente como sendo de um “professor mediador”, tendo por base o conceito de “protagonismo juvenil” segundo Antônio Carlos Gomes da Costa. Destaco neste artigo as posturas feministas de três estudantes e como elas conduziram suas criações cênicas até a construção das personagens-deusas Força, Liberdade, Justiça e Vingança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. – 7. ed. rev. – São Paulo: Perspectiva, 2009.

CABRAL, Sthefany. Caderno de processo. 2018a, não paginado.

_________________. Força. 2018b, não paginado.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: FTD; Fundação Odebrecht, 1996.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Falo eu, professora, 79 anos, mulher, branca e cisgênero. In: Explosão Feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p.241-251.

MOUSINHO, Rhayssa. Caderno de processo. 2018a, não paginado.

___________________. Liberdade. 2018b, não paginado.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

RIBEIRO, Maria Luiza. Caderno de processo. 2018a, não paginado.

___________________. Justiça e Vingança. 2018b, não paginado.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

GOMES DA SILVA, Pedro Henrique. Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 233–254, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020245. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/17495. Acesso em: 21 nov. 2024.