Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020245

Palavras-chave:

grupo Arte em Movimento, educação feminista, protagonismo juvenil

Resumo

O presente texto versa sobre uma experiência de estágio realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Nesta ocasião, foi proposto às(aos) estudantes um processo em que pudessem tomar a frente de todas as esferas da produção cênica, visando a criação de monólogos performativos. Como eixo criativo, foi sugerida a pesquisa em mitologias de diferentes culturas para a elaboração de personagens cujas histórias compõem o espetáculo Teogonia (2018). A metodologia de ensino foi fundamentada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e no papel docente como sendo de um “professor mediador”, tendo por base o conceito de “protagonismo juvenil” segundo Antônio Carlos Gomes da Costa. Destaco neste artigo as posturas feministas de três estudantes e como elas conduziram suas criações cênicas até a construção das personagens-deusas Força, Liberdade, Justiça e Vingança.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Referências

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

GOMES DA SILVA, Pedro Henrique. Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 233–254, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020245. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/17495. Acesso em: 7 nov. 2024.