E no asilo, tem teatro? Relatos de uma experiência com o teatro na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020224Palavras-chave:
idosos, ensino, teatro na comunidadeResumo
O relato em questão se ateve a articular a concepção de Teatro na Comunidade, comentando uma experiência de ensino do teatro com idosos residentes de uma instituição de longa permanência. A articulação dos conceitos permitiu observar, por meio da prática de ensino, as possíveis formas de manifestação do fazer teatral em um asilo. A experiência se refere a produção e execução de um projeto de ensino desenvolvido por graduandos em Teatro, no contexto de uma disciplina de estágio na comunidade.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Ana. A Pedra Lançada no Pântano: imagens e aquisição de conceitos no ensino do teatro: imagens e aquisição de conceitos no ensino do teatro. In: TELLES, Narciso (org.). Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013. p. 23-74. CREFITO-9. Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região. O que é Terapia Ocupacional? Disponível em: <https://www.crefito9.org.br/ terapia-ocupacional/o-que-e-terapia-ocupacional/164> . Acesso em: 07 de abril de 2020.
MENDONÇA, Celida Salume. Montagem em sala de aula: os princípios norteadores de um processo. In: TELLES, Narciso (org.). Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013. p. 123-150.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso (org.). Cartografias do Teatro. Uberlândia: Edufu, 2009. p. 173-183.
RIBEIRO, José Luiz. O Teatro na Terceira Idade. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso (org.). Cartografias do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 133-143.
SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; IRIGARAY, Tatiana Quarti. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. : aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 4, n. 25, p. 585-593, dez. 2008.
TELLES, Narciso. Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.