Criando danças com crianças e professores(as) em formação

Autores

  • Neila Cristina Baldi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019027

Palavras-chave:

dança, infâncias, metodologia de dança

Resumo

O presente artigo discute proposições de dança com crianças, que foram pesquisadas tanto na educação básica quanto no ensino superior, com professores(as) em formação. Apresenta a proposta metodológica Espiral do/no Movimento/Conhecimento, que nasce de estudos individuais empíricos no início dos anos 1990, mas que foi desenvolvida no Doutorado em Artes Cênicas, em 2017, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A metodologia tem como aportes teóricos-práticos a Educação Somática (a partir do Sistema Laban/Bartenieff e da Coordenação Motora) e o Construtivismo Pós-Piagetiano. A proposta se baseia na tríade de conteúdos: dança-expressividade-estrutura corporal, e em quatro eixos metodológicos: (re)conhecer, (re)significar, explorar e conceituar. Além disso, se propõe a discutir práticas pedagógicas nas infâncias, a partir da gestação de um espetáculo de dança com crianças, desenvolvido dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com referência nas pesquisas de Manoel Sarmento (interatividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração), e na metodologia discutida.

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Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora e Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/Dança.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

BALDI, Neila Cristina. Criando danças com crianças e professores(as) em formação. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 26–43, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019027. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15290. Acesso em: 22 dez. 2024.