Um Ventoforte soprou sobre a infância: teatro com crianças da comunidade Associação Esperança de Santa Maria/RS

Autores

  • Ana Paula Gomes Marques Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019117

Palavras-chave:

teatro com crianças, teatro Ventoforte, teatro na comunidade

Resumo

O presente artigo compartilha com o leitor algumas reflexões que emergiram de minha pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com o objetivo de investigar as relações entre teatro, infâncias e comunidades, a pesquisa se desenvolveu tendo as crianças da Associação Esperança (Camobi, Santa Maria/RS) como parceiras de trabalho e sujeitos da investigação. A questão da pesquisa se delineou a partir da interrogação: o que as crianças criam a partir da linguagem teatral? Nos encontros que se realizaram semanalmente, foram experimentadas as práticas de Ilo Krugli e do Teatro Ventoforte, que possibilitaram que as crianças, que não haviam tido contato anteriormente com a linguagem teatral, pudessem criar e se expressar por meio dessa arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Gomes Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharela em Artes Cênicas - Habilitação em Interpretação Teatral. Licenciada em Teatro, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ABREU, Ieda de. Ilo Krugli: Poesia Rasgada. São Paulo: Impressão

Oficial, 2009.

COUTINHO, Marina Henriques. A favela como palco e personagem e o desafio da comunidade-sujeito. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Infância, pesquisa e relatos orais. In: FARIA, A. L. G., DEMARTINI, Z. B. F., PRADO, P. D. (Org.)

Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2009, p. 1-17.

JAVEAU, Claude. Criança, infância(s), crianças: que objetivo dar a uma ciência social da infância? Revista Educação & Sociedade. Campinas, n. 91, 2005. p. 379-389.

NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Ventoforte: no teatro em comunidades. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2015.

. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, A., TELLES, N. (Org.) Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 173-183.

. Teatro com meninos e meninas de rua: nos caminhos do grupo Ventoforte. São Paulo: Perspectiva, 2008.

. A opção pelo Teatro em Comunidades: Alternativas de pesquisa. Revista Urdimento. Florianópolis, n. 10, 2008. p. 127-136.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, n. 3, 2011. p. 581-602.

. Sociologia da Infância: Correntes e

Confluências. In: SARMENTO, M. J., GOUVÊA, M. C. S. (Org). Estudos

da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008.

SARMENTO, M. J., SOARES, N. F., TOMÁS, C. A. Investigação

da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Revista Nuances. Presidente Prudente, n. 13, 2005. p. 50-64

SIROTA, Régine. Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar. Revista Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 112, 2001. p. 7-31

POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

VIEIRA, Miguel Vellinho. Ilo Krugli e a construção de um novo espaço poético para o teatro infantil no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

MARQUES, Ana Paula Gomes. Um Ventoforte soprou sobre a infância: teatro com crianças da comunidade Associação Esperança de Santa Maria/RS. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 116–138, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019117. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15271. Acesso em: 24 nov. 2024.