CA’FÉ’ NO REARRANJO – O ENSINO COLETIVO DO VIOLÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DO REARRANJO

Autores

  • Fernando Henrique Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092520202018080

Palavras-chave:

Rearranjo, reestruturação musical, aprendizagem colaborativa, ensino coletivo

Resumo

Esse artigo apresenta resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que teve como objetivo analisar os processos de ensino e aprendizagem do violão na formação de professores tendo como fundamento a prática do rearranjo e a aprendizagem colaborativa. As ações de reestruturação musical foram pautadas sobre a proposição de rearranjo desenvolvida por Penna e Marinho (2010) e a aprendizagem colaborativa foi ao encontro do apresentado por Torres, Alcantara e Irala (2004). O campo de pesquisa foi uma turma do curso de Segunda Licenciatura em Música pelo PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores, na disciplina “Instrumento - Violão II”. A construção dos dados foi realizada por meio da categorização e análise dos relatórios das aulas e da entrevista de reflexão em grupo. Como resultados apresento a concepção da turma sobre o processo de ensino realizado e como reproduziram em suas respectivas ações docentes.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

PEREIRA, Fernando Henrique. CA’FÉ’ NO REARRANJO – O ENSINO COLETIVO DO VIOLÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DO REARRANJO. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 80–100, 2018. DOI: 10.5965/2358092520202018080. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13508. Acesso em: 22 dez. 2024.