Cantando na escola: caminhos e possibilidades para a educação vocal

Autores

  • Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Marisleusa de Souza Egg UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018034

Palavras-chave:

voz infantil, coro infantojuvenil, saúde vocal

Resumo

Este artigo aborda a prática da música cantada nas escolas, enfatizando o uso da voz pelo professor e pelas crianças. Os assuntos aqui discutidos são parte das reflexões apresentadas nas pesquisas de mestrado e doutorado das autoras e trazem o aporte de pesquisadores da área de educação musical e vocal. No intento de investigar o estado da arte no campo das práticas vocais escolares, analisamos esse contexto com suas dificuldades e desafios inerentes. A partir desse contexto, apresentamos alguns caminhos e possibilidades para o trabalho docente, no sentido de auxiliar o professor a compreender a sua própria voz e de saber conduzir as vozes das crianças de modo saudável, apropriado e eficiente. O artigo traz ainda, alguns exemplos práticos de experiências já realizadas em aulas de música e ensaios de coro infantojuvenil, proporcionando um melhor entendimento das propostas aqui apresentadas.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira, UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOUTORA EM ARTES-MÚSICA PELA USP; MESTRE EM MÚSICA E BACHAREL EM COMPOSIÇÃO E REGÊNCIA PELA UNESP. PROFESSORA ADJUNTA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UFMS, NAS ÁREAS DE REGÊNCIA, CANTO CORAL, TÉCNICA E EXPRESSÃO VOCAL. COORDENADORA E REGENTE DO PCIU - PROJETO CORAL INFANTOJUVENIL DA UFMS - E CANTEMUS - LABORATÓRIO DA VOZ.

Marisleusa de Souza Egg, UNESPAR

Licenciada em música pela EMBAP e Bacharelado em canto pela mesma instituição. Mestre em Música pela UDESC (área de Educação Musical). 
Atua no projeto MusicaR como professora nas modalidades de Musicalização e Canto Coral. Professora substituta na UNESPAR – Campus de Curitiba II. 

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Publicado

2018-10-12

Como Citar

GABORIM MOREIRA, Ana Lúcia Iara; EGG, Marisleusa de Souza. Cantando na escola: caminhos e possibilidades para a educação vocal. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 34–56, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018034. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13128. Acesso em: 25 dez. 2024.