Cantando na escola: caminhos e possibilidades para a educação vocal
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018034Palavras-chave:
voz infantil, coro infantojuvenil, saúde vocalResumo
Este artigo aborda a prática da música cantada nas escolas, enfatizando o uso da voz pelo professor e pelas crianças. Os assuntos aqui discutidos são parte das reflexões apresentadas nas pesquisas de mestrado e doutorado das autoras e trazem o aporte de pesquisadores da área de educação musical e vocal. No intento de investigar o estado da arte no campo das práticas vocais escolares, analisamos esse contexto com suas dificuldades e desafios inerentes. A partir desse contexto, apresentamos alguns caminhos e possibilidades para o trabalho docente, no sentido de auxiliar o professor a compreender a sua própria voz e de saber conduzir as vozes das crianças de modo saudável, apropriado e eficiente. O artigo traz ainda, alguns exemplos práticos de experiências já realizadas em aulas de música e ensaios de coro infantojuvenil, proporcionando um melhor entendimento das propostas aqui apresentadas.
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