“Entre bolas, bexigas e elásticos”: o olhar do regente/educador sobre suas práticas no coro infantil

Autores

  • Dhemy Fernando Vieira Brito Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018013

Palavras-chave:

coro infantil, ludicidade, regente/educador

Resumo

A presente pesquisa investiga a ludicidade na educação musical, tendo como objetivo compreender como regentes/educadores analisam a inserção de brinquedos nos ensaios de coros infantis. O referencial teórico foi construído com base na transversalidade de estudos sobre a aprendizagem por meio de âncoras visuais (CARNASSALE, 1995; LECK, 2009; RHEINBOLDT, 2014) e pesquisas que buscam compreender o brinquedo como objeto do imaginário da criança (BROUGÈRE, 2010; KISHIMOTO, 2011). Para compreender o olhar dos regentes/educadores, o desenho metodológico da pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas com duas regentes/educadoras de coros infantis, bem como a observação dos ensaios de um dos coros analisados, a fim de identificar de que maneira foram inseridos os brinquedos nos ensaios. Os resultados apontam para questões acerca das contribuições da substituição de informações abstratas por imagens concretas, mediadas pelos brinquedos. Acredita-se que pesquisas desta natureza possam contribuir na prática e atuação de regentes/educadores, mais precisamente de coros infantis, ao investigar olhares de profissionais que atuam diretamente com o lúdico na compreensão dos processos de aprendizagem das crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Coro infantil, ludicidade, regente/educador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dhemy Fernando Vieira Brito, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando em Educação Musical pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017), fez Bacharelado em Canto (2012) e Especialização em Educação Musical pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Atuou como Orientador de Atividades no Serviço Social do Comércio (SESC) de Maringá, regendo os coros Infantis, Infanto-Juvenis e Terceira Idade, além de ministrar aulas de Canto Lírico e Musicalização na instituição entre os anos de 2013 à 2017. Atua como Professor de Música no Centro de Promoção Humana de Santa Fé, como Regente do Coro Juvenil Cidadão do Amanhã. Além disso, como professor e palestrante, já desenvolveu projetos e oficinas voltadas as áreas de Canto Coral Infantil e Juvenil, Canto Coletivo e Técnica Vocal por meio de atividades lúdicas e práticas criativas.

Referências

BRITO, Dhemy Fernando Vieira. Análise sobre o Projeto “Um Canto em cada Canto”: metodologias e práticas musicais. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Musical) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

BRITO, Dhemy Fernando Vieira. Ludicidade no ensaio do coro infantil: perspectivas e desdobramentos no coro “Um Canto em Cada Canto”. XI Conferência Regional Latino-Americana de Educação Musical – ISME, Natal, Ago. 2017.

BRITO, Dhemy Fernando Vieira. Análise do Projeto “Um Canto em Cada Canto”: uma pesquisa em andamento. XXIII Congresso Nacional da ABEM, Manaus, Out. 2017.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

CAMPAGNE, F.; Le jouet, l´enfant, l´éducateur – roles de l´objet dans le développement de l´enfant et le travail pédagogique. Paris, Privat, 1989.

CARNASSALE, Gabriela Josias. O ensino de canto para crianças e adolescentes. 1995. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto das Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

FIALHO, Vania Aparecida Malagutti da Silva. Aprendizagens e práticas musicais no festival de música estudantil de Guarulhos. 2014. Tese (Doutorado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

FIGUEIREDO, Carlos Alberto. Reflexões sobre os aspectos da prática coral. In: FIGUEIREDO, et al. Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Org. Eduardo Lakschevitz. Rio de Janeiro: Centro de estudos de Música Coral / Oficina Coral, 2006.

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A regência coral na formação do educador musical. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM) Brasília – 2006, p. 885-889.

GOIS, Micheline Prais de Aguiar Marim. A dimensão lúdica na regência de coro infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

KISHIMOTO, Tizuko. Brinquedo e brincadeira usos e dignificações dentro de contextos culturais. In: SANTOS, S. M. P. (Org.). Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 23-40.

KISHIMOTO, Tizuko. O jogo e a educação infantil. In: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. Cortez Editora, 2011, p. 15-48.

LECK, Henry. Creating artistry through choral excellence. 1st Ed. USA: Hall Leonard, 2009.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M., ROMÃO-DIAS, D., & DI LUCCIO, F. Uso de Entrevistas On-Line no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 1, p. 36-43, 2009.

PENNA, Maura. Construindo o Primeiro Projeto de Pesquisa em Educação Musical. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RHEINBOLDT, Juliana Melleiro. Preparo vocal para coro infantil: Análise, descrição e relato da proposta do Maestro Henry Leck aplicada ao “Coral da Gente” do Instituto Baccarelli. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SCHIMITI, Lucy Maurício. Regendo um coro infantil: reflexões, diretrizes e atividades. In: Revista Canto Coral. ABRC, Associação Brasileira de Regentes de Coros, Goiânia, nº1, 2003.

SESC São Paulo. Canto, Canção, Cantoria: como montar um coral infantil. São Paulo: SESC, 1997.

SMITH, Brenda; SATALOFF, Robert Thayer. Choral Pedagogy and Vocal Health. Care of the Professional Voice. 2003, p. 233 – 239. Disponível em: http://www.nats.org/_Library/Kennedy_JOS_Files_2013/JOS-059-3-2003-233.pdf, Acesso em: 20 de jan. 2017.

TATIT, Ana; LOUREIRO, Maristela. Desafios Musicais. Editora Melhoramentos, São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-12

Como Citar

BRITO, Dhemy Fernando Vieira. “Entre bolas, bexigas e elásticos”: o olhar do regente/educador sobre suas práticas no coro infantil. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 13–33, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13087. Acesso em: 7 nov. 2024.