O educador musical na educação especial: a trajetória de três professores

Autores

  • Vinícius Nicolodelli Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018120

Palavras-chave:

Educação Musical , Formação de professores , Trajetória acadêmica

Resumo

Esta pesquisa tem por meta conhecer e analisar a formação de professores de música que atuam com a educação especial. Neste sentido, busca compreender a formação do educador, sua experiência e os desafios encontrados no dia a dia. Revisando a literatura foi possível encontrar cinco pesquisas acadêmicas (ALMEIDA, 2004; SOARES, 2006; SANTOS, 2008; MACHADO, 2012; e VIANA, 2015) que tem como temática a formação de professores de música que atuam com a Educação Musical Especial e com o Ensino Inclusivo. Para que a pesquisa fosse possível, os dados foram coletados por meio de entrevistas online com três educadores musicais que atuaram ou ainda atuam no contexto da educação musical especial. Os resultados indicam que a formação destes professores esteve atrelada à atuação durante suas trajetórias e que, apesar das barreiras encontradas, superaram desafios buscando conhecimentos que pudessem auxiliá-los em suas práticas educacionais.

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Biografia do Autor

Vinícius Nicolodelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Formado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Especialista em Educação Musical pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestrando em Educação Musical pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

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Publicado

2018-10-20

Como Citar

NICOLODELLI, Vinícius. O educador musical na educação especial: a trajetória de três professores. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 120–139, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018120. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13075. Acesso em: 7 nov. 2024.