“Escutar música por dentro”: Sentidos da música e as aulas de técnica vocal e violão para um surdo profundo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018105Palavras-chave:
música e surdez, , relação de um surdo com a música, surdezResumo
Este texto traz um recorte de uma pesquisa realizada como requisito final para a conclusão do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Estadual de Maringá, que teve como objetivo investigar a aprendizagem musical de um aluno surdo que estuda técnica vocal e violão. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Aqui, apresento inicialmente, uma breve revisão de literatura sobre a temática; na sequencia abordo a metodologia usada na pesquisa e por fim, trago parte dos resultados da pesquisa. Os dados indicam que a música na vida de um surdo não é somente de entretenimento, mas sim de um desenvolvimento social que contribui na relação dele com o seu cotidiano. Além disso, mostram parte da dinâmica e organização das aulas de violão e técnica vocal com um surdo profundo.
Downloads
Referências
FERREIRA, Paulo R. P. A música como fator de inclusão para alunos com deficiência auditiva. 2011. 65 p. Monografia de Especialização. Universidade de Brasilia, Brasilia, 2011.
FINCK, Regina. Surdez e Música: será este um paradoxo? XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina. Anais. Santa Catarina, 2007.
FINCK, Regina. Ensinando Música ao Aluno Surdo: perspectiva para a ação pedagógica inclusiva. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
GLENNIE, Evelyn. Palestra para TED-Ideas Worth Spreading, 2003. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IU3V6zNER4g. Acesso em 11 de jun. de 2016.
KUNTZE, Vivian Leichsering. A relação do surdo com a música: Representações sociais. 2014. Dissertação (Obtenção do grau mestre em Música) Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina - Florianópolis.
OLIVEIRA, Hilkia Cibelle da Cruz. O desenvolvimento do sujeito surdo a partir da música. Centro virtual de cultura surda, Revista virtual da cultura surda. Editora Arara azul. Edição Nº14/ setembro de 2014.
SOARES, Cristina da Silva. Educação Musical para surdos: uma experiência na escola municipal Rosa do Povo. Trabalho de Conclusão de Curso. P. 38. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://musicaeinclusao.wordpress.com/2013/06/09/da-silva-cristina-soares-educacao-musical-para-surdos-uma-experiencia-na-escola-municipal-rosa-do-povo-2008/ Acesso em 02 de maio de 2018.
YIN, Robert K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2Ed.). Porto Alegre: Bookman. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.