Teatro Dom Roberto e o mamulengo, coincidência ou influência? Semelhanças e peculiaridades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701312025036

Palavras-chave:

teatro de animação, teatro de formas animadas, teatro de mamulengo, teatro popular, teatro Dom Roberto

Resumo

Este artigo apresenta de forma sucinta um estudo preliminar comparativo entre as semelhanças e peculiaridades do Teatro Dom Roberto de Portugal e o Mamulengo de Pernambuco – Brasil. O objetivo desta pesquisa é compreender as relações e semelhanças desses folguedos populares, o jogo, o improviso, seus detalhes e fatos históricos serão aspectos a serem analisados em cada manifestação, relacionando-os com suas diferenças culturais.




Downloads

Biografia do Autor

Rômulo Ramos de Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco

Ator, poeta, arte-educador, produtor cultural, mamulengueiro, contador de histórias. Nascido em Recife e formado no curso técnico de rádio e tv Comunicação na Universidade Maurício de Nassau - UNINASSAU. Licenciado em Teatro (UFPE) e pós-graduado em Marionetas, atua em teatro, TV, cinema e literatura. Publicou livros infantis e artigos, além de ter experiência em dança, circo e mediação de leitura. Associado ao SATED-PE, APTB e UNIMA, vê a escrita como essencial à vida.

Referências

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Animação. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1991.

BRASIL. Ministério da Cultura. Dossiê Interpretativo Registro do Teatro de Bonecos Tradicional do Nordeste: Mamulengo, Casimiro Coco, Babau e João Redondo. Brasília: Iphan, 2014.

CAMAROTTI, Marco. Resistência e voz: o teatro do povo do nordeste. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2001.

FILHO, Hermilo Borba. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. São Paulo: Companhia Editora Naciomal, 1966.

GIL, José Manuel Valbom. Teatro Dom Roberto - o teatro tradicional itinerante português de marionetas – O Saloío de Alcobaça e os novos Palheta. Portugal: Museu da Marioneta de Lisboa/EGEAC, 2013.

LARAIA. Roque de Barros - Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Editora Jorge Zahar, 1988.

SANTOS, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: o teatro de bonecos popular no Brasil. Móin Móin: revista de estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR-UDESC, v.1, n. 03. 2007.

Downloads

Publicado

11-06-2025

Como Citar

QUEIROZ, Rômulo Ramos de. Teatro Dom Roberto e o mamulengo, coincidência ou influência? Semelhanças e peculiaridades. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 31, p. 36–57, 2025. DOI: 10.5965/2595034701312025036. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/27185. Acesso em: 22 jun. 2025.