Gordon Craig e a máscara metodológica Robinson Crusoé e seus mil barcos em chamas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702302024261

Palavras-chave:

teatro, Edward Gordon Craig, Robinson Crusoé, solidão, máscara

Resumo

Edward Gordon Craig possuía fascínio por máscaras. Coletava, catalogava, mas também pesquisava suas possibilidades expressivas e pedagógicas. Em Craig, a máscara ultrapassou seu sentido concreto para se tornar um mecanismo de investigação e de aprofundamento de suas pesquisas. A criação de personas, ocultas sob pseudônimos, fazia parte desse artifício de criação de uma polifonia de vozes criadas por ele mesmo, para que cada linha de raciocínio pudesse ser levada até o fim. Nessa contradição, Craig construiu seu pensamento heterodoxo e revolucionário. Personagens solitários e contraditórios, como Hamlet, o satisfaziam mais que tudo. Mas seu encontro com o Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, foi simbólico não apenas pois espelhava sua crença na mitologia do homem que constrói uma civilização com as próprias mãos, mas também na do náufrago, abandonado em um ambiente desolador e sombrio, como o da segunda grande guerra que já se anunciava.Esse estudo trata do que chamei de uma metodologia de mascaramento, e por seu caráter solitário e civilizatório em que essa metodologia implica, uso como base para a reflexão o projeto de Craig de ilustrar com gravuras uma publicação o romance Robinson Crusoé, de Daniel Defoe. Craig se identificava com a solidão de Crusoé e de Hamlet, e com a capacidade de apesar de sós, serem muitos.

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Biografia do Autor

Almir Ribeiro da Silva Filho, Universidade de São Paulo

Pós-doutor pela FLUP (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Porto, Portugal, 2020. Pós-doutor em Artes Cênicas pela USP (Universidade de São Paulo), São Paulo, 2017. Doutor em Artes Cênicas pela USP (Universidade de São Paulo), São Paulo, 2014. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 2008. Especialização (lato Sensu) em Filosofia pelo UBM, Volta Redonda, RJ, 2006. (2006). Pedagogo pelo Instituto Izabel, Rio de Janeiro, 1997. Ator pela CAL (Casa das Artes de laranjeiras), Rio de Janeiro, 1987.  

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

SILVA FILHO, Almir Ribeiro da. Gordon Craig e a máscara metodológica Robinson Crusoé e seus mil barcos em chamas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 30, p. 261–279, 2024. DOI: 10.5965/2595034702302024261. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/25298. Acesso em: 4 nov. 2024.

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