Corpos vestidos de tecnologias eletrônicas ou digitais em performances de artistas brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702272022174

Palavras-chave:

figurino, tecnologia, mascaramento

Resumo

O presente trabalho trata dos primeiros trabalhos artísticos que podem ser entendidos como "mascaramentos" dos corpos ou figurinos feitos com tecnologias eletrônicas ou digitais. Sobre as "tecnologias vestíveis" podemos compreendê-las como próteses e extensões não só de nossas capacidades físicas (como os óculos ou uma bengala), mas também como as cognitivas, a extensão da memória e da subjetividade como forma de expressão artística. A investigação se baseou em entrevistas realizadas em 2015 com Luisa Paraguai a respeito do seu trabalho "Vestis" (2005) e Otávio Donasci sobre seus figurinos-máscaras dinâmicos "Videocriaturas" (1980). Em ambos os trabalhos se reconhece as dificuldades e obstáculos com relação aos procedimentos técnicos, bem como, uma expressão extremamente atual nos debates contemporâneos. Dentre eles, o papel de itens inanimados (como as tecnologias eletrônicas e digitais) com importante papel agenciador que modula as relações entre nossos corpos, a sociedade e o ambiente.

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Biografia do Autor

Rafaela Blanch Pires, Universidade Federal de Goiás

Professora de caracterização do ator e produções por meio de tecnologias digitais no curso de Direção de Arte da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Design e Arquitetura e mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo. Durante o período de doutorado obteve experiência de um ano no "Wearable Senses Lab", laboratório sob orientação do professor Oscar Tomico na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda). Realizou graduação em Moda e Estilismo na Universidade do Estado de Santa Catarina e Letras-Alemão na Universidade Federal de Santa Catarina.    

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Publicado

2023-03-03

Como Citar

PIRES, Rafaela Blanch. Corpos vestidos de tecnologias eletrônicas ou digitais em performances de artistas brasileiros. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 174–191, 2023. DOI: 10.5965/2595034702272022174. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/22986. Acesso em: 20 nov. 2024.