No caminho do aprendizado (Dō) para um corpo-marionete sem fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022206

Palavras-chave:

Ariane Mnouchkine, Meyerhold, corpo-marionete, bunraku, kabuki

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as investigações artísticas e as descobertas do corpo-marionete, atravessando o texto por anotações e indagações extraídas do diário de trabalho da autora a partir das atividades de seu Grupo de Estudos. Em 2019, o grupo vinculado ao mestrado da Escola de Artes Superior Célia Helena (ESCH) examinou a ressignificação do corpo do ator em forma de corpo-marionete, sobretudo a partir do estilo ningyō buri do kabuki, inspirado no bunraku, e no filme Tambores sobre o dique do Théâtre du Soleil. Em termos conceituais dialogou com Meyerhold, Oida, Kusano e Greiner.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scarlett Siqueira do Valle, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Membro do Centro de Estudos Orientais da PUC-SP. Mestre em Artes da Cena na Escola Superior de Artes Celia Helena - SP, com o tema "No Caminho do Bushido Encontrei Hana Sakura". Coordenadora e diretora do Grupo de Estudos do Mestrado "A Máscara e o Corpo". Concluiu Pós-graduação - Especialização em Direção Teatral na Escola Superior de Artes Célia Helena – SP. Tem graduação em Rádio, TV e Roteiro pela Anhembi Morumbi - SP (2008).

Referências

ABENSOUR, Gerard. Vsevolod Meyerhold ou A Invenção da Encenação. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BORGES, Paulo César Balardim. Desdobramentos do ator, do objeto e do espaço. 393 p. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Doutorado em Teatro, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e22.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.

BELTRAME, Valmor. A marionetização do ator. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 01, p. 052-078, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701012005052. Acesso em: 6 mar. 2023.

DO VALLE, Scarlett. No caminho do Bushido encontrei Hana sakura. Memorial de Processo do Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena. São Paulo, 2019.

EISENSTEIN, Sergei M. Yo Memorias inmorales 2. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 1992.

GUNJI, Masakatsu. Kabuki, tradutor John Bester. Tokyo: Kondansha International, 1985.

GREINER, Christine. O Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

GREINER, Christine. Leituras do corpo no Japão – e suas diásporas cognitivas. São Paulo: N-1 Edições, 2015.

GREINER, Christine. Fabulações do Corpo Japonês e seus microativismos. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

KATZ, Helena; GREINER, Christine. Arte & Cognição. Corpomídia, comunicação, Política. São Paulo: Annablume, 2015.

KUSANO, Darci. Teatros Bunraku e Kabuki: uma visada barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993.

MATSUDA, Juliana Miyuki. As influências japonesas nos trajes de cena de Ariane Mnouchkine: conceituação, modelagem e construção. 2016. Dissertação (Mestrado na Escola de Comunicação e Artes − ECA) − USP, São Paulo/SP.

PICCON-VALLIN, Béatrice. Meierhold. São Paulo: Perspectiva, 2013.

PICCON-VALLIN, Béatrice. O Théâtre du Soleil: os primeiros cinquenta anos. São Paulo: Perspectiva; Edições SESC/SP, 2017.

SANTOS, Maria Thaís Lima. Na Cena do Dr. Dapertutto − Poética e pedagogia em V. E. Meierhold, 1911 a 1916. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Downloads

Publicado

2022-09-03

Como Citar

DO VALLE, Scarlett Siqueira. No caminho do aprendizado (Dō) para um corpo-marionete sem fronteiras . Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 206–221, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/21671. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos fora do Dossier Temático