Entre a máscara, a casa, a tela: frestas para o encantamento
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701242021110Palavras-chave:
máscaras, ensino remoto, encantamentoResumo
A paisagem instaurada durante o isolamento social para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus revela o agravamento (ou a irônica metáfora) de um projeto de enclausuramento dos corpos e da sensibilidade que ocorre desde os primórdios da colonização e aqui, inspirada pelas ideias de Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino, apresento como um processo de desencantamento. No presente artigo compartilho os caminhos trilhados com a turma da disciplina Teatro de Máscaras da Licenciatura em Teatro da UDESC - cursada totalmente por via remota - nos quais utilizamos o espaço de casa, as telas, os materiais disponíveis naquele contexto e os principais alicerces da linguagem das máscaras como dispositivos de criação, para, mais do que visitar a ementa do curso - e como ato de resistência -, encontrar frestas na metafórica prisão e produzir vida e encantamento.
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